Salvador (BA), 9 de outubro de 2024.
A tarde do terceiro dia (9) da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) foi marcada pela realização do Fórum Jovem na Arena Inovação. O painel pautou temas que estimularam os jovens profissionais a desenvolverem soft e hard skills (competências técnicas e emocionais) para que se destaquem em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e tecnológico.
Fizeram parte da programação quatro palestras, que incluíram o primeiro brasileiro civil a ir para o espaço e o ex-diretor do Tinder, além da apresentação da equipe vencedora do primeiro Hackathon do Confea e a entrega dos prêmios para os ganhadores das Olimpíadas Crea Júnior e Destaques Estaduais do Programa. "Eu tenho muito carinho pelos Creas Juniores porque sei que é aqui que começam as transformações que tanto queremos ver no futuro do nosso Sistema. Eu quero que vocês enxerguem o Confea como uma ferramenta de apoio e estas palestras de qualidade já são um exemplo disso", afirmou o presidente do Confea, engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese.
O Fórum Jovem foi aberto pelos coordenadores nacionais do programa, que agradeceram o apoio do Confea e fizeram a premiação dos vencedores das Olimpíadas do Crea Júnior, uma competição que consiste em perguntas relacionadas ao Sistema, incluindo tanto o aspecto legal quanto atividades e programas. O vencedor foi o Crea Júnior Espírito Santo, seguido do Crea Goiás Jovem, que alcançou o segundo lugar, e Crea Júnior Paraná, que ficou em terceiro. "Foi marcante ver o empenho de cada equipe, todos responderam perguntas muito específicas, como, por exemplo, sobre decretos, todos sem dúvidas, muito preparados", afirmou Varner Reis, coordenador do Crea Júnior Nacional.
Logo em seguida, a plateia foi estimulada a imaginar um mundo sem visto profissional, bastando o registro no conselho para estar apto a trabalhar em todo o país. O convite foi feito para anunciar que o sonho, que sempre pareceu distante, está muito próximo de ser realizado, graças a uma inovação feita pelo Confea: a realização do primeiro um Hackathon do Conselho - Confea Open Day - no mês de julho. Os participantes se debruçaram na busca por soluções que superassem os entraves burocráticos e jurídicos, respeitando os princípios da administração pública, que incluem economicidade e eficácia. A equipe Run, composta principalmente por colaboradores do Crea-RN foi a vencedora. "Teremos um aplicativo em que o usuário fará o login. Se não for registrado, será possível solicitar o ingresso pelo próprio app, que terá uma API de integração com instituições de ensino. Se já for registrado, bastará fazer o check-in e informar o estado em que se encontra para que esteja apto a atuar naquela localidade", afirmou Leonardo Greco, colaborador do Serpro e também integrante da equipe Run.
A transformação digital também foi tema do terceiro painel da tarde, que discutiu sua aplicação no cotidiano dos engenheiros. O gerente técnico para América Latina da Dassault Systèmes, Thiago Amorim, apresentou as tendências tecnológicas para 2024. Entre os temas abordados, o palestrante falou sobre IA generativa, phygital, tecnologias sustentáveis, plataforma em nuvens e como estas estarão presentes no cotidiano dos engenheiros.
O estudioso utilizou como exemplos ferramentas para desenvolvimentos de produtos, realidade virtual em obras e plataforma em nuvem para o compartilhamento de informações. "O engenheiro será sempre o piloto, e estas tecnologias são copilotos que o auxiliarão na condução do avião", explicou. Para isso, Amorim orientou sobre a necessidade de que os profissionais se capacitem para estarem preparados para a realidade que está por vir. "O Confea oferece cursos gratuitos e de qualidade", endossou.
Na sequência, o primeiro brasileiro civil a ir para o espaço, Victor Hespanha, falou sobre as potencialidades aeroespaciais e as oportunidades para engenheiros nesta área. Ele apresentou o crescimento das atividades realizadas por empresas privadas no espaço, o que, há poucos anos, era atividade exclusiva do governo. "Isso evidencia uma potencialidade de mercado. Foi a partir desta constatação que surgiu a Psyche, empresa em que já produzimos o maior drone agrícola do mundo e uma inédita estação de reabastecimento para eles", apresentou.
Hespanha incentivou que os profissionais contribuam com ideias e projetos. "Meu maior apelo é: olhem para o espaço! Precisamos de pessoas trabalhando nessa área e os engenheiros são imprescindíveis para este processo", incentivou.
As palestras foram encerradas pelo especialista em transformação digital, ex-diretor do Tinder na América Latina e Chief Digital Officer da L'Oréal, Andrea Iorio, que apresentou aspectos de um mindset inovador. Como principais fundamentos, Iorio listou a interconectividade, real-time, big data, exponencialidade e machine learning. Para o embasamento nestes princípios, segundo o especialista, é necessário o embasamento em três pilares: transformação cognitiva - para lidar com as aceleradas transformações, transformação comportamental - para executar as ideias inovadoras e a transformação emocional - habilidade em sermos mais focados nas pessoas, uma vez que as habilidades socioemocionais são cada vez mais necessárias. "Que sempre enxerguemos o mundo com olhar de principiantes, envergando potencialidades e possibilidades em tudo", incentivou.
A tarde foi finalizada com a entrega dos prêmios do Mérito Crea Júnior, que reconhece o bom desempenho dos programas regionais em diferentes modalidades. As categorias e os premiados foram as seguintes:
Minicurso: Crea Júnior Bahia
Palestra: Crea Jovem Goiás
Visita técnica: Crea Júnior Santa Catarina
Ação Social: Rio Grande do Sul
Semana de Engenharia/Workshop e Encontro: Crea Júnior Piauí
Comprometimento e responsabilidade: Crea Minas Gerais Júnior
Expansão e desenvolvimento: Crea Júnior Acre
Estado foguete: Crea Júnior Pará
Reportagem: Érica Reis (Crea-GO)
Edição: Julianna Curado (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 79ª Soea
Fotos: ArtFoto Produtora e Cacto Comunicação/Confea