Miguel Abuhab

Engenheiro Mecânico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1968

Nascimento: São Paulo (SP), 15 de maio de 1944
Indicação: Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC)
 

A sólida trajetória de Miguel Abuhab na Engenharia e no empreendedorismo é construída com originalidade e ousadia. Atributos esses que muito se devem à formação no respeitado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde aprendeu a realizar projetos com disciplina e confiança. Os valores de vida assimilados na família de imigrantes e no escotismo também inspiraram as atitudes precursoras de Abuhab. 

A carreira na Engenharia foi motivada dentro de casa. “Para mim, o Gabriel era um cara de sucesso, meu ídolo”, fala com orgulho do irmão que cursava Engenharia aeronáutica no ITA, onde Abuhab sonhava estudar. E assim foi: começou como aprendiz na empresa do irmão, formou-se em torneiro mecânico e, em 1964, iniciou a graduação no renomado instituto. 

Engenheiro mecânico formado, Abuhab partiu de São Paulo para Santa Catarina com a missão de implantar a fábrica de refrigeradores da Consul S.A., em Joinville. Também implementou o planejamento estratégico da empresa e foi revolucionário: automatizou a rotina de papéis, com sistema de controle de produção por computador, um feito pioneiro no Brasil. 

Nessa tendência, fundou a Datasul em 1978 com mais uma proposta original: desenvolvimento de softwares para gestão de empresas. O empreendimento expandiu ao ponto de liderar o mercado desse sistema para companhias de médio porte no país.

Com a evolução da internet, Abuhab avistou a oportunidade de solucionar um dos grandes problemas do setor industrial, o monitoramento de estoques. Em 1999, nascia a Neogrid, empresa que hoje é líder nacional em soluções para sincronização automática da cadeia de suprimentos e integra fornecedores de mais de 100 países com seus principais clientes.

Com inovação, o engenheiro Miguel Abuhab vem simplificando situações complexas, dando assim expressiva contribuição técnica e social para o desenvolvimento do Brasil.  

Dedicado a iniciativas práticas, Abuhab trabalha desde 2003 no “Plano de Simplificação Tributária para o Brasil”, o qual foi incorporado na proposição do relator da reforma tributária, tendo sido aprovada em dezembro de 2018 pela comissão especial da Câmara dos Deputados. Em julho de 2019, a proposta voltou ao debate político.

Com o plano idealizado pelo engenheiro, “as instituições financeiras deduziriam do montante de qualquer transferência entre duas empresas o valor do imposto indireto decorrente da transação, transferindo-o diretamente para o Tesouro Nacional”, sintetiza o então relator da reforma tributária, Luiz Carlos Hauly, no livro sobre o assunto publicado por Miguel em 2017. “Seria uma verdadeira automatização tributária, o que permitiria ganho de produtividade, melhoria na gestão empresarial, sem diminuir a arrecadação do Estado”, analisa o ex-deputado federal. 

Projetos de responsabilidade social também estão na linha de atuação de Abuhab. O programa TOCfE (Theory of Constraints for Education, ou Teoria das Restrições aplicada à educação) recebe patrocínio do Instituto Miguel Abuhab e já formou 126 professores voluntários em 22 escolas da rede pública de Joinville, atendendo assim 6.300 crianças. Em 2019 são capacitados mais 100 educadores de 20 escolas, que visam atender 5 mil alunos. O programa busca desenvolver em crianças a habilidade de raciocínio lógico e o aprendizado de decidir por si só.

A Teoria das Restrições é fonte de inspiração para as atitudes arrojadas de Abuhab. Difundido internacionalmente, o estudo é de autoria do físico descrito como guru da indústria, Eliyahu Goldratt, cuja filosofia de gestão parte de um mecanismo de focalização para um processo de melhoria contínua. 

É, portanto, nessa linha de propostas inovadoras que o engenheiro Miguel Abuhab vem simplificando situações complexas, dando assim expressiva contribuição técnica e social para o desenvolvimento do Brasil.  
 
 
Trajetória profissional

Implantou planejamento estratégico e sistema de controle de produção por computador na Consul (1970-1978); Elaborou estudo de viabilidade econômica e projeto da primeira planta da Embraco, empresa de compressores do consórcio formado pela Consul para diminuir a dependência da importação desse componente fundamental para seus produtos; Fundou a Datasul (1978) e Neogrid (1999); Desenvolveu o “Plano de Simplificação Tributária para o Brasil” (2003); Membro fundador da TOCICO - Theory of Constraints International Certification Organization; CEO da Neogrid; Inaugurou o Instituto Miguel Abuhab em Joinville (2015); Autor do livro “Devo, não nego, pago quando receber!” sobre o “Plano de Simplificação Tributária para o Brasil” (2017); Teve a trajetória publicada no livro “Miguel Abuhab - Um Homem que Não Para!” (2008); Premiações: Destaque Empresarial do Ano – Anefac (1997), Empreendedor do Ano no setor de tecnologia – Ernst & Young (2003), Medalha do Conhecimento – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, CNI e Sebrae (2004), Título de Cidadão Honorário de Joinville (2009), Profissional do Ano – Anefac (2009), Prêmio Ozires Silva (2015), Theory of Constraints – Lifetime Achievement Award (2018), Comenda da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina – Fiesc (2018) e Medalha do Mérito do Crea-SC (2018).