Meteorologistas debatem integração na prevenção de desastres

Rio de Janeiro, 4 de abril de 2011

O Dia Mundial de Meteorologia foi comemorado na sede do Crea-RJ, no dia 24 de Março. No evento, representantes da meteorologia nacional discutiram a importância dos radares meteorológicos na prevenção de desastres naturais.

Os especialistas enfatizaram a importância da ação integrada entre as autoridades governamentais, defesa civil e agentes da comunidade, complementando o trabalho dos meteorologistas.

Além do presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), José Figueiredo, palestraram Heloísa Nunes, do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam); Hugo Abi Karan, professor adjunto do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Valdo Marques, diretor financeiro do Núcleo Regional do Rio de Janeiro da SBMET; Gilson Lima da empresa de radares Hobeco; e Lúcio de Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Compuseram a mesa de abertura o vice-presidente e a diretora do Crea-RJ, Clayton Guimarães e Francisca Maria Pinheiro, respectivamente, e o coordenador adjunto da Câmara Especializada de Agronomia, Luiz Maia.

De acordo com Luiz Maia, o Rio de Janeiro tem histórico de investimento na área meteorológica, porém existem falhas na integração das instituições. "O Rio tem várias instituições meteorológicas: Marinha, Aeronáutica, Inmet, Geo-Rio, Simerj. O que falta é a integração das instituições com os governos", disse.

Também prestigiou o evento, o subsecretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Luiz Edmundo Leite. O tema emitido pela Organização Meteorológica Mundial para o dia foi "o clima para você".

Assessoria de Comunicação do Crea-RJ