Live exibe palestras sobre convivência no trabalho em tempos de Covid-19

Brasília, 08 de junho de 2020.

“COVID: ambiente e convivência no trabalho” é o tema da live que, promovida pelo Sistema Confea/Crea e  Mútua, caixa de assistência dos profissionais dos Creas,  será exibida amanhã, 3ª feira, dia 09 de junho, às 15h, pelo youtube.com/TV Mutua. Com a participação da médica do Trabalho, dra. Soraia Toledo, e de Celso Evangelista - diretor de Inteligência Médica da Qualicorp -  serão abordados temas  ligados à volta ao trabalho após o isolamento social,  cuidados, prevenção, proteção, enfrentamento dos medos de sair às ruas que muitas pessoas já manifestam.

A live foi sugerida pelo conselheiro federal, Carlos Vilhena, eng. civil que coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) e está sendo promovida pela Mútua, caixa de assistência dos profissionais dos Creas.

Vilhena acredita que o novo coronavírus “veio para ficar” e que é preciso “mudar paradigmas”. Para ele, a sugestão da live pretende “chamar a atenção de funcionários, colaboradores, terceirizados, profissionais e da sociedade em geral de que a pandemia exige atenção redobrada com cuidados para evitar o contágio e a transmissão nos ambientes de trabalho do Confea, da Mútua e das Entidades de Classe, das Instituições de Ensino e de Empresas”.

“A live alcança um grande público, e a nossa intenção é esclarecer, para quem retoma o trabalho presencial, sobre as providências que precisam ser tomadas, pelos órgãos e por cada um, visando  o bem coletivo dos que prestam serviços por meio do Sistema Confea/Crea”. Para ele, “temos que agir diferente daqui para frente e assumir novas maneira de conviver”.  

A iniciativa vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que publicou um documento alertando para que as empresas tenham um plano para evitar que a doença se propague, caso um funcionário seja diagnosticado positivo.

Entre as recomendações, o uso de máscaras a necessidade de limpar as superfícies das mesas e estações de trabalho, a disponibilização de álcool em gel e lavar as mãos frequentemente, além de manter a distância de dois metros entre as pessoas.


Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea