Láurea ao Mérito homenageia profissionais e entidades do Sistema

Gramado, 9 de agosto de 2023.

“Um momento de muita emoção, nós podermos homenagear esses profissionais maravilhosos. Além de nos tocarem no sentido da engenharia, muitas delas me tocaram no sentido pessoal, como em relação ao meu professor de Estrutura na Escola de Engenharia, Shido Ogura. Nosso querido Moura Fé, também parceiro de muitas batalhas, também sendo  homenageado. Além de muitos amigos homenageados com a Láurea ao Mérito. Ver esse auditório lotado para entregar essas homenagens é muito gratificante. Elas mostram que temos um passado maravilhoso, e quem tem história vai longe. Nós temos muita história e temos um presente vibrante da nossa Engenharia, da nossa Agronomia e das nossas Geociências. E tenho certeza de que teremos um futuro maravilhoso. Todos os profissionais que concorreram à Láurea ao Mérito também mereciam ser homenageados”, descreveu o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ao final da cerimônia que tomou o auditório Farroupilha, no Serra Park, em Gramado, na manhã desta quarta (9/8). A solenidade foi aberta com um pocket-show do músico Ernesto Fagundes que, com seu grupo, valorizou as origens gaúchas.

Conheça o Livro do Mérito 2023

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Doze foram homenageados in memoriam, a seguir, com a inscrição no Livro do Mérito.

Inscrição no Livro do Mérito

Engenheiro de Minas e Metalurgista Neuclayr Martins Pereira – Indicação: Crea-SP  
Engenheiro Agrônomo Derblay Galvão – Indicação: Crea-RS  
Engenheiro Civil Shido Ogura – Indicação: Crea-PR  
Engenheiro Metalurgista Wilson Luiz Guesser – Indicação: Crea-SC  
Engenheira Civil Maria Aparecida Rodrigues Estrela – Indicação: Crea-PB  
Engenheiro Civil Antônio Araújo dos Martírios Moura Fé – Indicação: Crea-PI  
Engenheiro Civil Paulo Roberto Martins Teixeira – Indicação: Crea-MS  
Engenheiro Florestal Francisco de Paula Neto – Indicação: Crea-MG  
Engenheiro de Pesca Fábio Hissa Vieira Hazin – Indicação: Crea-PE  
Engenheiro Agrônomo Roberto Cláudio Frota Bezerra – Indicação: Crea-CE  
Engenheiro Agrônomo Jose Ribamar Torres da Silva – Indicação: Crea-AC  
Engenheiro Mecânico Silvino Gonzaga Bentes – Indicação: Crea-AL

Doze profissionais receberam em vida a Medalha do Mérito. Confira abaixo.

Medalha do Mérito

Engenheiro Civil, Engenheiro Agrimensor e de Segurança do Trabalho Carlos Alberto Mensitieri Almeida – Indicação: Crea-BA  
Engenheiro Eletricista Cícero Machado de Moraes – Indicação: Crea-MG  
Engenheiro Civil José Orlando Vieira Filho – Indicação: Crea-PE  
Engenheiro Eletricista Cursino Brandão Jacobina – Indicação: Crea-PB  
Geólogo José Paulo Godoi Martins Netto – Indicação: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas)  
Engenheira Civil Ângela Teresa Costa Sales – Indicação: Crea-SE  
Engenheiro Civil Manoel Enéas Alves Mota – Indicação: Crea-CE  
Geólogo Waldemar Abreu Filho – Indicação: Crea-MT  
Engenheiro Agrônomo Artur Chinelato de Camargo – Indicação: Crea-SP  
Engenheiro Civil Aloisio Ferreira de Souza – Indicação: Crea-AL  
Engenheiro Agrônomo Evandro Orfanó Figueiredo – Indicação: Crea-AC  
Engenheiro Agrônomo Glauco Olinger – Indicação: Crea-SC

Menção Honrosa

Além deles, as instituições Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), a Schulz S.A e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) também foram homenageados com menções honrosas.

Entre muitos momentos de emoção, foi reservado um minuto de silêncio em memória do engenheiro civil, engenheiro agrimensor e de segurança do trabalho Carlos Alberto Mensitieri Almeida. Sua comenda será entregue posteriormente pelo Crea-BA, a exemplo de outros homenageados, impossibilitados de comparecer à cerimônia, prestigiada por milhares de profissionais, presentes ao auditório. Outros homenageados foram representados por filhos e netos.

Na abertura da solenidade, foram homenageados com a entrega de certificados de serviços relevantes os conselheiros federais que encerraram seus mandatos em 2022: eng. eletric. Daniel Sobrinho; eng. civ. Gilson Queiroz; eng. civ. João Carlos Pimenta; eng. eletric. José Miguel de Melo Lima; eng. minas Renan Guimarães e eng. ftal. Ricardo Lüdke.

Dispositivo de honra

Presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter

“São profissionais que dedicaram suas vidas para a melhoria do nosso país”, comentou a presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter, na abertura da cerimônia. Compondo o dispositivo de honra ao lado do presidente do Confea, do chanceler do Mérito,  geol. Mário Cavalcanti; e do presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, ela considerou ainda que as excelentes indicações representariam um momento de muita emoção, conforme se demonstrou em seguida.

“Esse é um dos principais momentos da Soea, de reconhecimento dos nossos profissionais que deixaram marcas para a Engenharia. É também uma demonstração de pertencimento”, sugeriu o presidente da Mútua.

“É uma linda homenagem para aquelas pessoas que dedicaram uma vida inteira de trabalho em benefício do povo brasileiro. É um momento especial de homenagem, em que fico mais uma vez muito feliz em poder participar para fazermos esse reconhecimento”, havia mencionado o presidente Joel Krüger, ao início da solenidade.

“Agradeço à confiança do presidente Joel Krüger e dos meus pares para estar à frente da Comissão do Mérito, e dessa homenagem a 12 dedicados profissionais em memória, a 12 que ainda contribuem para a melhoria do país e a três instituições que desenvolvem trabalhos em todo o país”, disse o chanceler do Mérito, comissão constituída ainda pelos conselheiros federais eng. eletric. Jorge Bitencourt (coordenador adjunto); eng.  eletric. Marcos Drago; eng. agr. Cândido Carnaúba e eng. eletric. Evânio Nicoleit.

Geólogo José Paulo Godoi Martins Netto

Ao representar os homenageados, o geólogo José Paulo Godoi Martins Netto considerou que a Medalha do Mérito representa o “topo” de sua carreira. “Para mim, é uma honra imensa. Eu diria que essa homenagem é o reconhecimento de todo um trabalho, não o do José Paulo. É um reconhecimento à integridade, aos princípios morais das nossas profissões. Muito dos nossos trabalhos dos que estão no Cden é um trabalho voluntário, em benefício de um país melhor. Tenho que agradecer a todos vocês, não só pelo reconhecimento ao meu trabalho, mas ao princípio da ética, da responsabilidade profissional. Isso tem que ser valorizado. É uma causa que eu acho muito justa”, disse, dirigindo-se ao trabalho desenvolvido em parceria com o Confea junto à Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abras), por ele presidida.

A programação da 78ª Soea tem continuidade na tarde desta quarta-feira e segue até 11 de agosto.

 


Reportagem: Henrique Nunes 
Equipe de Comunicação do Confea  
Fotos: Studio Feijão e Lentilha e Marck Castro/Confea