Inteligência competitiva contribuirá para tomada de decisões

No primeiro dia de atividades da 3ª Reunião
Ordinária do Colégio de Presidentes de 2004, que acontece em Natal, Rio Grande do Norte, até amanhã, os Creas puderam conhecer este novo mecanismo. Durante palestra realizada esta manhã, o engenheiro Luiz Alberto Ferla, do Instituto de Estudos Avançados (IEA), falou ao Colégio sobre o serviço. Trata-se de um sistema que em breve será implantado no Confea e nos regionais para fazer a distribuição contextualizada de informações estratégicas para os profissionais.

Com a atividade de uma equipe de analistas, consultores e jornalistas, o IEA vai classificar oportunidades e eventuais "ameaças" aos interesses do Sistema. O trabalho busca diminuir o tempo de reação e orientar Confea e Creas a assumir posições corretas face às tendências do momento. "A idéia é acrescentar vantagem competitiva, selecionar e traduzir dados para transformá-los em conhecimento específico para a tomada de decisões", conta Ferla.

A atividade consiste no monitoramento constante de veículos de comunicação, mídia especializada e também das fontes diretas, aquelas que geram propriamente os fatos. Partindo desse ponto, será feita a seleção dos assuntos de interesse para cada um dos Creas, entidades, esferas administrativas do Sistema e profissionais. Num segundo momento, as informações serão analisadas e as devidas orientações mercadológicas e políticas, levadas aos assinantes do serviço.

"A intenção é fortalecer a imagem corporativa do Sistema e contribuir para a postura institucional adequada perante o cenário nacional e internacional", afirma o engenheiro. De acordo com ele, o modelo vai auxiliar na solução de problemas e, em certas situações, evitar que eventuais articulações políticas frustrem os anseios das instâncias ligadas ao Confea e aos Creas.

Empreendedorismo - Segundo o presidente do Confea, eng. civil Wilson Lang, o processo será implantado tão logo resolvam-se as questões administrativas referentes à licitação para contratar o serviço. Já está em fase de estruturação, entretanto, o programa de capacitação com foco no empreendedorismo dos profissionais.

O Confea aproximou-se do Sebrae, que sinalizou o apoio a um projeto educacional que estimulará o Sistema a aprimorar seu espírito empreendedor. Neste âmbito, assim que o programa estiver efetivamente instalado, os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE) devem iniciar ações conjuntas para a continuidade das ações. Ferla, que opinou sobre o assunto, considerou este passo importante. "Na universidade, aprendemos a ser funcionários de grandes empresas. Não nos ensinam a ser empreendedores, o que, nos dias de hoje, é indispensável", argumentou.

Gustavo Schor - Da equipe da ACOM