Presidentes dos Creas Amazonas e do Piauí vão coordenar o CP

Brasília, 03 de fevereiro de 2021.

Novo coordenador do CP, Afonso Lins (Crea-AM)

 

No período da tarde, os presidentes se reuniram e aprovaram o Relatório de Atividades de 2020 do Colégio de Presidentes. Em seguida, a chapa única foi eleita, composta pelo eng. civ. Afonso Lins (Crea-AM) e pelo eng. agr. Raimundo Ulisses (Crea-PI), como coordenador e coordenador-adjunto, respectivamente, do Colégio de Presidentes neste ano de 2021. Ambos estão no segundo mandato junto aos respectivos Creas. Antes de transmitir o cargo ao eleito, o então coordenador do CP, eng. civ. Antonio Carlos de Aragão (PB), agradeceu aos presidentes de Creas pela colaboração nos dois anos de mandato. 

 

Presidente Crea-PI, eng. agr. Raimundo Ulisses


Em seguida, os recém-empossados juntamente com os presidentes de Creas definiram o calendário de reuniões para o ano de 2021, de modo que a próxima reunião contemple o dia da eleição da Mútua, marcada para 19 dia de maio. 

Confira o calendário de reuniões do CP em 2021

1ª reunião ordinária 03 e 04 de fevereiro Brasília (DF)
2ª reunião ordinária 18 a 21 de maio Brasília (DF)
3ª reunião ordinária 29 de junho a 01 de julho  Crea-MT
4ª reunião ordinária 31 de agosto a 02 de setembro Crea-CE
5ª reunião ordinária 05 a 07 de outubro Crea-BA
6ª reunião ordinária 23 a 25 de novembro Crea-AM

                                  Veja as fotos no Facebook do Confea 

Indicações

Presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa

Durante a reunião, a presidente eng. civ. Ana Adalgisa (RN) foi definida como representante do CP no Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) e, como suplente, foi designado o eng. civ. Emanuel Mota (CE).  Já no Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu), o CP será representado por região. O Centro-Oeste será representado pelo eng. agric. e seg. do trab. Lamartine Moreira (GO); Luiz Antonio Consenza (RJ) vai representar o Sudeste. A eng. amb. Nanci Walter (RS) representa o Sul, o  eng. civ. Antonio Carlos de Aragão (PB) falará pelo Nordeste e o eng. civ. Edson Kuwahara (AP) será o representante do Norte. 

O Grupo de Trabalho Ordem Econômica (GTOE) terá como representantes o eng. civ. e de seg. do trab. Carlos Alberto Kita Xavier (SC) e o eng. civ. Neovânio Soares (RR). Por sua vez, Afonso Lins (AM) vai representar os presidentes junto à FMOI . Para a Comissão de Planos de Saúde da Mútua foi eleito o presidente eng. civ. Jorge Silveira (SE), que já foi diretor de Benefícios na Caixa de Assistência, e a presidente eng. civ. Carmem Nardino (AC), como suplente.
 

Presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter

Já a representação do colegiado no Programa Mulher caberá à eng. amb. Nanci Walter (RS) e eng. agrim. Vânia Mello (MS), como suplente. Vale destacar o crescimento do protagonismo feminino nas eleições do Sistema.  De acordo com os números, a proporção de mulheres eleitas para presidente de Crea é maior do que a proporção de mulheres no Sistema, pois equivale a 22%. A proporção de mulheres registradas, conforme o SIC, é de 18,7%, totalizando cerca de 182 mil mulheres de um total de 975 mil profissionais registrados no Sistema de Informações Confea/Crea (SIC), no início de novembro.

Comissão do Mérito

Na oportunidade, o chanceler do Mérito, eng. eletric. Jorge Bitencourt, informou que estão analisando a possibilidade de homenagear os indicados às Honrarias do Mérito em duas reuniões distintas do Colégio de Presidentes -  uma para os agraciados com a Medalha e outra para os representantes dos profissionais inscritos Livro do Mérito -  no segundo semestre, se não houver a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) neste ano. 


Mútua

O presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, apresentou os números da entidade. “Precisamos registrar que no decorrer de 10 anos tivemos um crescimento de 720% em número de associados”. Ele ainda lembrou que dos 27 presidentes de Creas, 11 já passaram pela diretoria da Mútua. Segundo Guimarães, em relação aos benefícios reembolsáveis, houve um crescimento de 470%, além da ampliação da concessão de benefícios sociais. Sobre a gestão da inadimplência, em 2016, o número era de 31,28% e com várias ações das Mútuas Regionais, incluindo a “semana de conciliação”, esse número, em 2020, está em 2,9%. Em relação ao plano de previdência Tecnoprev, quando criado há 10 anos, administrado pela BB Previdência, começou com 2320 participantes e atualmente totaliza 92.520 participantes. 

Na quinta-feira (04), os trabalhos têm início a partir das 9h no Centro Internacional de Convenções do Brasil  (CICB), em Brasília (DF).

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Tauan Alencar /Vanderlei Pereira