Plenário recebe o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE)

Brasília, 28 de agosto de 2024.

1683_mesa.jpg
Plenário recebe presidnente do CNE, André Lemos 


Pela primeira vez, o Plenário do Confea recebeu o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), André Lemos Jorge, durante a Sessão Plenária nº 1683, nesta quarta-feira (28). O CNE, um órgão colegiado vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável por formular, avaliar e garantir a qualidade da política nacional de educação, além de assegurar a participação da sociedade em seu aprimoramento. “O CNE é uma entidade da qual tanto demandamos e precisamos, com diversas pautas a serem superadas. Acredito que estamos inaugurando uma nova fase nessa relação com o Conselho”, afirmou o presidente do Confea, Vinicius Marchese.
 

Presidente do CNE, André Lemos 


Durante seu discurso, Lemos destacou a importância da participação do Sistema Confea/Crea em sua gestão: “Por muito tempo, o CNE ficou restrito às instituições de ensino, mas agora queremos aproximar todas as cabeças pensantes. O Conselho é responsável por deliberar as diretrizes de todos os cursos, e, por isso, precisamos nos aproximar dos conselhos profissionais. Conto com o Sistema Confea/Crea para isso”. Ele anunciou que na próxima semana haverá recomposição das comissões e vai pedir indicação do Confea para compor grupo de trabalho. 

Lemos também recordou os debates em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Engenharia, aprovadas em 2019. “Desde a proposição das DCNs, o cenário mudou significativamente, especialmente com a pandemia de Covid-19. No caso dos tecnólogos, por exemplo, alguns se formaram sem nunca terem tido contato presencial com seus professores”, exemplificou.
 

Luiz Lucchesi, André Lemos, Vincius Marchese, Osmar Barros 


O conselheiro federal representante das Instituições de Ensino Superior, Osmar Barros, destacou o papel ativo do Confea, juntamente com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos trabalhos conduzidos pelo CNE à época. “Nossa preocupação é formar profissionais que atendam às expectativas da sociedade. Aqui é a casa da Engenharia, a casa de todos os profissionais que lutam pela qualidade da educação, e é isso que buscamos”, afirmou Barros.

Por fim, o conselheiro federal Luiz Lucchesi, também representante das Instituições de Ensino Superior, convidou o presidente do CNE para participar do II Encontro Brasileiro sobre Política Educacional Superior para o Exercício Profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências, que ocorrerá durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), de 07 a 10 de outubro, em Salvador.
 

Posse 

Pela manhã, os conselheiros Francis Franco e Fernando Borges tomaram posse.

Conselheiro federal eleito Francis José Saldanha Franco

“Minha contribuição é em nível de legislação”, pontuou o conselheiro federal que assumirá mandato no próximo janeiro Francis José Saldanha Franco. “Sou um dinossauro, sou analógico”, brincou. Formado engenheiro mecânico há 35 anos, Francis disse ter 40 de magistério. “Há 28, comecei no Sistema Confea/Crea e Mútua como conselheiro regional adjunto no Crea-MG. É uma grande honra estar hoje neste Plenário Federal”.

Conselheiro federal suplente Fernando Caramagi Borges

O discurso foi proferido durante solenidade de posse realizada nesta manhã (28/8), antes do início das Sessões Plenárias de agosto. Além de Francis, também se investiu do cargo o futuro conselheiro federal suplente Fernando Caramagi Borges. “A partir de agora estamos à disposição. Já venho atuando há alguns anos como coordenador de Câmara e, agora, me sinto muito honrado de estar aqui. Nossos braços e canetas estão prontos para trabalhar”. Ambos Francis e Fernando não puderam comparecer às Sessões de julho, quando tomou posse o restante dos eleitos para o mandato de 2025-2027.

Presidente do Confea, Vinicius Marchese, acompanhado da nova diretoria da Mútua

Primeira apresentação da Mútua

No início de todas as Sessões Plenárias a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – faz uma apresentação com a prestação de contas da entidade. Neste mês, foi a primeira apresentação da atual diretoria, eleita em junho último para o mandato 2024-2026, que, no caso da Caixa, se inicia em agosto. Por ser a primeira apresentação da gestão, em vez de prestar contas, o diretor presidente, Joel Krüger, apresentou os diretores e convidou os conselheiros e o presidente do Confea a visitarem a Mútua e a ampliarem o diálogo entre as duas instituições.

Ainda antes do intervalo para o almoço, os conselheiros analisaram processos da Comissão de Educação e Atribuição (Ceap), como registros de curso e de profissionais diplomados no exterior.

Beatriz Leal e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Yago Brito