Brasília, 22 de julho de 2024.
Como as cidades devem se adaptar às mudanças climáticas e enfrentar períodos de longa estiagem, ondas de calor extremo, aumento do nível do mar ou fortes chuvas e ventos intensos? Profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, vejam como contribuir com o planejamento de longo prazo do Ministério das Cidades para adaptação dos municípios às mudanças do clima.
As sugestões e ideias podem ser enviadas até o dia 5 de agosto na Plataforma ReDUS. A partir das contribuições será elaborado um plano de ação utilizado pelo Ministério das Cidades para elaborar a política pública de adaptação climática que valerá até o ano de 2035.
Nesta etapa serão recebidas contribuições para a fase do levantamento dos riscos climáticos nas cidades voltadas para as ameaças, exposições e vulnerabilidades associadas aos riscos de desastres naturais, como aumento do nível do mar, altas temperaturas, estiagens e secas, além de precipitação e ventos. Quem quiser contribuir deve, desde já, fazer a inscrição na página do Plano Clima Adaptação - Cidades no endereço: https://www.redus.org.br/plano-clima-adaptacao-cidades.
A participação social é uma etapa fundamental para a formulação do Plano Clima Adaptação – Cidades, porque as políticas de adaptação acontecem nos estados e, principalmente, nos municípios. Por meio das sugestões, o ministério poderá direcionar as ações da pasta relacionadas com a agenda mundial de adaptação às mudanças climáticas em alinhamento com as expectativas da população.
Assista ao vídeo com orientações do Ministério das Cidades sobre esse processo participativo.
Para mais informações, acompanhe a página do Plano Clima Adaptação - Cidades na plataforma ReDUS.
Fonte: Ministério das Cidades