Soeaa reúne 2 mil profissionais

Vitória (ES), 29.11.2005

Cerca de 2 mil pessoas participaram da abertura da 62ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia no Centro de Convenções de Vitória nesta segunda-feira. Com o tema “Compromisso Social: Desafio e Oportunidade Profissional”, o encontro reúne, até o dia 30 de novembro, profissionais de todo País na discussão de temas importantes para o desenvolvimento da área tecnológica. Assuntos como o sistema educacional no Brasil, inclusão tecnológica e social, ciência e tecnologia, desenvolvimento sustentável e Engenharia, Arquitetura e Agronomia públicas estarão na pauta de discussões. O evento deve reunir engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, meteorologistas, geógrafos, técnicos e tecnólogos, além de entidades de ensino, associações profissionais e empresas para debater sobre o futuro das profissões do Sistema Confea/Crea.

O início da SOEAA contou com a presença do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do prefeito de Vitória, João Cosen. O presidente do Confea  Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, engenheiro Wilson Lang, saudou os participantes e destacou que a situação social de um País é responsabilidade de todos os cidadãos que nele vivem e, de maneira muito especial dos profissionais da área tecnológica, “responsáveis pelo desenvolvimento do País”. Resgatando o tema da SOEAA, Lang ressaltou: “Um engenheiro civil não deve se sentir plenamente realizado enquanto houver famílias sem teto ou vivendo embaixo de pontes. Um agrônomo não será um profissional completo enquanto não usar seus conhecimentos para reduzir de alguma forma o número de pessoas que morrem de fome todos os dias no mundo.”

Compromisso profissional- Wilson Lang disse que não basta esperar que a solução para as mazelas de um País saia única e exclusivamente do Governo. “Faz parte do compromisso de cada profissional usar seu conhecimento para ajudar a construir um lugar mais justo e sustentável para se viver”, destacou o presidente ao justificar o tema central do encontro. Ele convocou a participação de todos com o objetivo de formar uma nova consciência profissional.

Segundo Lang, o objetivo da SOEAA é discutir o compromisso social de forma abrangente, para que os profissionais saibam que essa atitude responsável vai desde o atendimento de demandas sociais até o comportamento ético, a qualidade das obras, serviços e produtos prestados, o uso da ciência e da tecnologia para as transformações sociais e o zelo pelos bens públicos. “Não se deve esquecer que a produção científica e tecnológica é fruto das relações sociais, econômicas e culturais. Dessa forma, torna-se também fundamental avaliar os riscos e impactos ambientais, sociais e econômicos das ações científicas e tecnológicas”, completou.

Balanço positivo  Ao final da solenidade, o presidente do Confea fez um rápido balanço da sua administração, que termina em dezembro. Ele destacou como importante realização o fortalecimento institucional do Confea. “Tiramos o Conselho do culto à pessoa para o culto à instituição”, ressaltou o presidente. Lang lembrou ainda o desenvolvimento de um amplo programa de educação continuada para capacitação dos profissionais, com seminários, cursos e palestras. Outra atividade desempenhada com sucesso foi a realização dos fóruns temáticos sobre assuntos de relevância nacional. “Foram momentos muito importantes para debate da gestão pública e, mais do isso, para os profissionais efetivamente apresentarem suas posições e interferirem nos processos”, destacou.

A projeção do Confea para o mundo é outra marca da atual gestão. Além do fortalecimento das relações com o Mercosul, através da CIAM (Comissão para Integração da Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mercosul), a realização do 3º Congresso Mundial de Engenharia, em Brasília no ano de 2008, foi outra conquista. “Vamos discutir com colegas do mundo todo a Engenharia como instrumento de inovação e de responsabilidade social, o que aumenta a importância da SOEAA”, afirmou o presidente.

Lang citou ainda experiências adotadas neste período de como o Sistema pode adotar a postura de protagonista do desenvolvimento nacional  o programa de acessibilidade que virou bandeira do Confea e a Fiscalização Preventiva e Integrada, levada a todo Brasil como instrumento de segurança para a sociedade e para o profissional. “A maior organização profissional do País precisa exercitar a ética e assumir atividades e posturas que convençam a nós próprios e à sociedade que somos importantes”, completou o presidente. Lang concluiu destacando os investimentos em comunicação, que garantiram maior transparência ao Conselho e grande diálogo com os profissionais. 

Durante a solenidade de abertura, ainda ocorreu a entrega da Medalha do Mérito aqueles que se destacaram ao longo da trajetória profissional e a homenagem a ex-conselheiros do Confea.

Distribuição da riqueza como grande prioridade

Na abertura da SOEAA, o presidente do Crea do Espírito Santo, engenheiro Silvio Ramos, destacou a tarefa histórica que caberá aos profissionais do Sistema de contribuir na formulação de políticas e projetos que garantam melhoria da qualidade de vida aos mais necessitados. Segundo ele, o tema da Semana é muito oportuno e estimulador. “Os profissionais precisam renovar o compromisso com a retomada do crescimento. Temos o papel de construir a riqueza do País, mas mais do que isso, garantir que ela seja de fato distribuída a todos os cidadãos”, afirmou Ramos.

Na opinião do presidente anfitrião da SOEAA, o encontro permite a troca de informações e que os participantes reforcem seus conhecimentos para contribuir na construção de um Brasil melhor. “Temos a missão de repactuar nosso compromisso com a sociedade”, destacou. Silvio Ramos deu as boas vindas a todos os participantes da Semana e reconheceu o esforço dos conselheiros e colaboradores do Crea-ES para a realização do evento.
O presidente ressaltou que a SOEAA é uma excelente oportunidade para estreitar laços de fraternidade e de trabalho pelo futuro. “Vamos debater como construir os caminhos que o Brasil e o Espírito Santo precisam seguir para o desenvolvimento”, concluiu. Durante a Semana, haverá a homenagem aos 45 anos do Crea-ES, único do Brasil que possui o certificado de qualidade ISSO 9001.