Fórum Nordeste encerrou a programação com a aprovação de propostas e sugestões para fomentar ações da engenharia a nível nacional

A segunda reunião de Presidentes dos Creas Nordeste, realizada em São Luís, no Maranhão, encerrou a programação nesta sexta-feira (12), com a aprovação de propostas e sugestões que serão encaminhadas para avaliação do Colégio de Presidentes, que vai ocorrer em Campina Grande, no período de 30 de maio a 2 de junho. Dentre as proposituras defendidas no último dia de reunião, está a instalação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de discutir e consolidar as ações da engenharia junto a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Nesta edição do Fórum, destacaram-se também três importantes apresentações. A primeira foi a apresentação do Crea Certifica implantado pelo Crea-RN que objetiva promover a valorização dos profissionais, bem como, estreitar o relacionamento do Conselho com os profissionais e empresas. Dessa forma o programa visa uma nova concepção de fiscalização em obras civis de edificações.

A segunda foi o plano de ação para a realização da fiscalização integrada na rede hoteleira da região Nordeste que contou com a participação de todos gestores de fiscalização dos nove estados da região que terá como base a operação já realizada pelo Crea-MA conforme citou o Superintendente de Fiscalização do Crea-MA, Eng. Mec. Wesley Assis. A operação tem o objetivo de verificar se a manutenção/instalação de diversos itens ou equipamentos, que dependem da expertise de profissionais do Sistema Confea/Crea, estão em dia e se são realizados por profissionais habilitados. O dia ‘D’ dessa fiscalização ainda será definido.

Por fim o último dia de reunião do Fórum Nordeste foi marcado pela apresentação do Plano de ações do Programa Mulher dos Creas Nordeste, que tem a participação pela primeira vez no evento. “Discutimos e definimos metas e projetos que deverão ser colocados em prática no decorrer deste ano. Também alinhamos ações com ênfase na promoção de equidade de gênero e na inclusão das mulheres nas áreas de atuação do Conselho, incentivando a participação feminina na Engenharia, Agronomia e Geociência”, disse Isabella Lima Veiga, coordenadora do Programa Crea Mulher Nordeste e do Programa Mulher do Crea-SE.

Equipe de Comunicação do Crea-MA