Gespública: Crea-GO participa de webconferência sobre Carta de Serviços ao Cidadão

Goiânia, 3 de março de 2011.

No dia 1º de março, a engenheira Civil Heliara Oliveira, assessora do Ges-Pública e a colabo-radora Mair Ramos, coordenadora de Apoio ao Colegiado, ambas do Crea-GO, (foto) estiveram pré-sentes na sede do TRE, em Goiânia, para assistir à transmissão do encontro para Difusão da Carta de Serviços visando cooperação entre as instituições públicas brasileiras para a melhoria dos processos organizacionais. O encontro ocorreu na sede da Escola da AGU, em Brasília, e contou com a participação do Advogado-Geral da União Substituto, Dr. Fernando Luiz Albuquerque Faria, do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Valter Correia da Silva e da Secretária de Gestão, Ana Lucia Amorim de Brito.

A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados pelo órgão ou entidade e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. Esse instrumento está previsto no Decreto Cidadão (Decreto Presidencial nº. 6.932, de 11 de agosto de 2009).

Para melhor entendimento da elaboração e manutenção da carta, representantes do Ministério da Fazenda e da Anvisa discorreram sobre a experiência positiva que obtiveram com a implementação da Carta de Serviços ao Cidadão. Segundo os palestrantes, o instrumento melhora a comunicação com o usuário dos serviços públicos e permite colher indicadores da qualidade do serviço prestado.

Ao final da transmissão, o Coordenador Executivo Estadual do GesPública e Administrador do TRE-GO, Paulo Sérgio Taira, aproveitou para disseminar a proposta de criar uma rede dos órgãos públicos situados em Goiás para troca de experiências na área de gestão. Grupo este que contará com a presença dos representantes de diversos segmentos da administração pública.

O Advogado-Geral da União Substituto, Dr. Fernando Luiz Albuquerque Faria, definiu bem a essência da Carta: "para alcançar a democracia é preciso haver a participação social e popular, porém isso não é possível sem que os cidadãos sejam munidos de informações. O acesso à informação é um dos pressupostos da participação popular". O Crea-GO está em fase de elaboração da sua Carta de Serviços e em breve será apresentada para os usuários do Conselho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-GO