Fortalecimento institucional marca abertura do X Encontro de Conselheiros e Servidores do Crea-SE

Aracaju, 7 de fevereiro de 2025.

A importância da capacitação contínua dentro do Sistema Confea/Crea foi enfatizada na abertura do X Encontro de Conselheiros e Servidores do Crea-SE (ESC), que teve início nesta sexta-feira (7), no município de Canindé de São Francisco. O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, abriu a programação reforçando o compromisso do Conselho em capacitar seus representantes e assegurar um desempenho eficiente na defesa dos profissionais.

“O Sistema Confea/Crea tem um papel fundamental na valorização da engenharia e, para isso, é essencial que os conselheiros estejam preparados para atuar com conhecimento e responsabilidade. Este encontro é um passo fundamental para garantir que cada um compreenda sua função e tenha uma atuação técnica e institucionalmente alinhada”, pontuou.

Dilson Luiz também destacou que a parceria com o Conselho Federal fortalece as ações institucionais e potencializa os avanços em defesa dos profissionais. “Temos um compromisso com a valorização das profissões da engenharia, agronomia e geociências, e é fundamental que nossos conselheiros estejam bem preparados para atuar com excelência. Trabalhar pelo profissional é nossa missão, e esse evento reforça nosso propósito”, enfatizou.

Confira mais fotos

Representando o presidente do Confea, Vinicius Marchese, o vice-presidente, Nielsen Christianni Gomes da Silva, parabenizou o Crea-SE pela iniciativa e destacou a importância do evento como um espaço essencial de treinamento, orientação, diálogo e pacificação de entendimentos. Segundo ele, fortalecer a atuação do Conselho e qualificar seus membros são pilares fundamentais para a consolidação de um Sistema cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades dos profissionais.

O vice-presidente reafirmou o compromisso do Confea em estreitar a relação com os profissionais, enfatizando que a presença do Conselho Federal deve ser cada vez mais próxima e efetiva, garantindo maior representatividade e valorização da classe. Ele também ressaltou a relevância dos Creas do Nordeste, afirmando que a região possui uma característica especial, uma potencialidade diferenciada, que o Sistema pretende fortalecer e aproveitar como oportunidade para ampliar a atuação e impulsionar o crescimento dos profissionais.

Christianni Gomes reforçou ainda o papel estratégico dos conselheiros no desenvolvimento do Sistema Confea/Crea. Segundo ele, a missão desses representantes vai além do trabalho normativo e fiscalizatório, sendo fundamental para a defesa da engenharia, agronomia e geociências como áreas essenciais para o desenvolvimento nacional. “Os conselheiros são peças-chave na construção de um Sistema mais forte e integrado, que responda às demandas da sociedade e dos profissionais”, afirmou.

Iris Valéria de Azevedo
Assessoria de Comunicação do Crea-SE