Fiscalização do CREA-PA faz vistorias em Marabá

Quinta-feira, 10 de março de 2011.

No período de 31 de janeiro a 11 de fevereiro, a equipe de fiscalização do CREA-PA deu início ao plano de ação que objetivou fiscalizar o exercício profissional da classe tecnológica, na região Sul e Sudeste do Estado.  Sob a responsabilidade do coordenador de fiscalização, Marllus Pimentel, os fiscais Andrejev Pereira de Souza, Adônis Leal, Ana Paula Pimentel, Osman Junior, Gerson Taborda e Williane Gomes visitaram obras e/ou serviços ligados ao Sistema Confea/ CREA, no município de Marabá.
 
Voltada para a produção de minérios, o município de Marabá tem recebido muitos investimentos em infra-estrutura para a implantação de novas siderúrgicas especializadas em fabricação de acabados de aço. Desde então, houve um crescimento econômico que tornou possível o incremento na construção civil, a exemplo da implantação de novos condomínios e Shopping Centers, além de novos investimentos na infra-estrutura do transporte fluvial.

Segundo o coordenador de fiscalização do CREA-PA, Marllus Pimentel, o principal objetivo desse plano é "abranger o máximo de bairros do município, visitando obras e serviços, e instaurando processos de infração para cada irregularidade identificada", explica. Além dos loteamentos, a equipe fiscalizou várias empresas, dentre elas, empresas fornecedoras de concreto usinado, lajes pré-fabricadas; pré-moldados para habitação, e ainda empresas fornecedoras de serviços de infra-estrutura urbana.

Durante a ação, o principal tipo de irregularidade encontrada foi o exercício ilegal da profissão de engenharia. Para solucionar a problemática, a equipe elaborou um formulário de visita (documento que contém dados obrigatórios do infrator) e em seguida, orientaram os envolvidos sobre como os mesmos deveriam proceder para obter a regulamentação junto ao Conselho.

Na opinião da equipe, a ação de fiscalização em Marabá teve um resultado positivo, pois foi possível garantir a obtenção de um significativo número de informações, que contribuiu com o trabalho do Conselho. "Podemos avaliar a ação como bem sucedida, pois conseguimos mapear quase todos os bairros de Marabá, e por conta disso, hoje temos um levantamento real e atualizado de todas as obras que se encontram paradas ou em andamento na cidade", explica o agente de fiscalização Adônis Leal.

A equipe de fiscalização espera em breve poder levar esta ação para outras regiões do Estado. "Nos próximos meses, esperamos realizar estas atividades nos demais municípios do Sul e Sudeste do Estado, os quais se localizam em área de influência de grandes projetos de mineração", complementa o coordenador.

Ascom, CREA-PA