Brasília, 11 de dezembro de 2023.
No Dia do Engenheiro, gerentes, superintendentes e chefes de setor do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia se reuniram no plenário da Casa para assistir a apresentação da Superintendência de Estratégia e Gestão sobre Inteligência da Dados no Confea. Na ocasião, foi apresentado o projeto INFO CONFEA, o "HUB de inteligência do Conselho Federal", que vem sendo desenvolvido nos últimos três anos.
"Independente da gestão, não tenho dúvida de que é um projeto perene. Vários Creas utilizam ferramentas semelhantes. Esta que apresentaremos hoje é uma primeira versão, e o Sistema pode ir ampliando. É uma excelente ferramenta de gestão", afirmou o superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros, ao abrir os trabalhos, antes de passar a palavra ao coordenador do projeto, Alessandro Melo.
A definição de Inteligência de Dados (BI) é: processo transversal a todas as soluções organizacionais, que combina dados internos, por meio de metodologia e tecnologia, com foco em geração de valor por meio de insights, opções e recomendações para a organização e para o Sistema. "A gente tem uma visão de trabalhar com o Confea e com os Creas com a formação de especialistas", iniciou Alessandro. Para tanto, é necessário conceder instrumentos que compilem e mostrem de maneira organizada os dados viabilizadores dos insights e do trabalho desses especialistas.
Além da plataforma (Qlik Sense), o projeto entrega cultura e capacitação, processos, painéis e integração. Após mostrar diferentes funcionalidades da plataforma, Alessandro, saiu da apresentação estática e logou demonstrou as entregas na plataforma Qlik. Lá, fez uma navegação dinâmica pelos painéis disponíveis, evidenciando de maneira prática a forma visual como os dados podem auxiliar nas tomadas de decisão. “A gente conta com a colaboração de todo mundo para deixar os painéis melhores, com a cara da necessidade, para resolver os problemas de todos”, afirmou. “A intenção é que esses painéis gerem insights em vocês”, concluiu.
Logo após as configurações finais de segurança, a plataforma estará disponível para utilização pela população por meio do site do Confea, de forma interna apoiando a gestão do órgão e para os Creas, que poderão utilizar o ambiente para comparar as informações de seu regional com indicadores nacionais, com todos os cuidados em relação à proteção de dados pessoais e a informações restritas.
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Superintendência de Estratégia e Gestão
Fotos: Romina Alencar/Confea