Fernando Penteado Cardoso falece aos 106 anos

Brasília, 8 de setembro de 2021.

O próximo 19 de setembro marcaria o aniversário de 107 anos de Fernando Penteado Cardoso, falecido nessa terça-feira (7/9). As causas da morte não foram divulgadas. Engenheiro agrônomo mais longevo da história da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e fundador da empresa de fertilizantes Manah, Penteado se consagrou um dos maiores nomes da agricultura brasileira.

"Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso", lamentou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, em sua conta no Instagram. "Tive o prazer de conhecê-lo na Soea de 2016, quando eu presidia o Regional que sediou o evento, e entregar uma justa homenagem a ele. Que descanse em paz e continue semeando seu conhecimento ao lado de Deus. Seu trabalho em prol da valorização da agronomia e do desenvolvimento sustentável da nossa terra jamais serão esquecidos".

Penteado foi uma figura essencial na criação do Sistema Confea/Crea e Mútua, em 1933. Estudante na mesma turma de Manuel Vargas, filho do então presidente Getúlio Vargas, Penteado participou das articulações que culminaram na promulgação do Decreto 23.196/1933, que regulamentou a profissão de engenheiro agrônomo.

Em 2016, Penteado foi homenageado pelo Sistema Confea/Crea e Mútua durante a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, realizada em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, foi exibido um vídeo produzido pelo Confea, que conta a trajetória do centenário. “Venho exercendo Agronomia há 80 anos, com muita paixão, e me sinto emocionado ao receber uma homenagem tão amável e significativa”, disse Penteado na solenidade. 

No vídeo, Penteado se reúne com estudantes de Agronomia da Esalq e, juntos, caminham pelo campus, visitam a árvore plantada pela Turma de 1936, e debatem o futuro do agronegócio brasileiro. "Não há outro lugar no mundo em que se possa produzir como no Brasil, porque aqui tem uma grande extensão territorial, onde tem sol, calor e chuva. Podem confiar na expansão da nossa agricultura, mas essa expansão tem que ser feita numa base científica sólida", diz Penteado no vídeo, antes de arrematar: "não parem de estudar".

De acordo com avaliação da presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, a história do agronegócio brasileiro se confunde com a história de Penteado. "Sua contribuição é imensa e, hoje, todos desfrutam dos caminhos que ele abriu”, disse em entrevista ao Globo Rural.

O Sistema Confea/Crea e Mútua lamenta a morte do engenheiro agrônomo, que deixa seis filhos, 20 netos, 38 bisnetos e um legado inefável à Agronomia brasileira.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea