Brasília, 19 de março de 2024.
“Uma das coisas que me encanta na engenharia é seu papel social dentro da humanidade. Levar conhecimento adiante é ajudar a construir um futuro melhor e sustentável.” É com esse compromisso que Alexandre Kontoyanis, engenheiro mecânico e conselheiro do Crea do Distrito Federal, tem contribuído para o aprimoramento de profissionais que participam de treinamentos realizados pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae, sigla em inglês).
O programa incentiva a disseminação de conhecimento e promove interação com profissionais de todo o mundo, como acrescenta Gutemberg Rios, engenheiro mecânico que ocupou cadeira no plenário do Regional do DF por dois mandatos. “A iniciativa fomenta a transferência de tecnologia e o intercâmbio de culturas e experiências”, ressalta.
Os dois engenheiros figuram entre os 88 palestrantes distintos da Ashrae, uma categoria de conferencistas de alto nível preparados para apresentar assuntos relacionados à área de atuação da entidade. Conhecido como Ashrae Distinguished Lecturers, o programa tem a perspectiva de somar 195 palestras ao redor do mundo somente entre julho de 2023 e junho próximo.
Para fazer parte do rol de ilustres, os profissionais participam de processo seletivo e têm avaliados a formação, experiência prévia em palestras e aulas, quantidade de idiomas falados, além de outros requisitos. Depois disso, eles enviam a proposta de palestra para análise de um comitê que julga os aspectos técnicos e a relevância do tema.
Entre os selecionados, o engenheiro Kontoyanis é especializado em controle térmico e sustentabilidade de data centers. “É uma área que todos nós utilizamos no dia a dia e sequer sabemos disso. Quem não está conectado à internet agora, ou fazendo uma transação online em seu banco ou comprando algo na rede? Por trás de qualquer mensagem enviada em seu celular estão vários data centers conectados e trocando trilhões de informações por segundo”, detalha, ao comentar que a experiência é incrível. “Além do Brasil, fui convidado a realizar palestras no México, Argentina, Índia, Grécia e Chipre nos últimos dois meses. Felizmente tenho recebido feedbacks bastante positivos. A indústria de data centers cresce a uma velocidade enorme nos quatro cantos do planeta e tenho um enorme orgulho de representar a engenharia brasileira por todos esses lugares”, conta Kontoyanis, que foi eleito para presidir o Ashrae Brasil Chapter até 2024.
Já o engenheiro Gutemberg Rios é referência nos temas Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), implantação de gestão por valor agregado e precificação de serviços e operações de manutenção. Para ele, a experiência tem proporcionado resultados significados. “Compartilhar conhecimento em um ambiente propício para troca de experiências é de fundamental importância para qualquer profissional que almeje evolução de sua carreira. Tive a oportunidade de conhecer engenheiros incríveis, de pelo menos nove nacionalidades, e de evoluir minha carreira na área que decidi me especializar”, salienta o palestrante.
A lista de conferencistas distintos é composta ainda pelos seguintes representantes brasileiros: engenheira química Cristiane Lacerda (RJ), engenheiro mecânico João Pimenta (DF) e arquiteta Juliana Pellegrini.
Parceria entre Confea e Ashrae
Fundada em 1894, a Ashrae é uma sociedade global que promove o bem-estar humano por meio de tecnologias sustentáveis para o ambiente construído. A sociedade e seus 57 mil membros de mais de 130 nações atuam nas áreas de edificações, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração e sustentabilidade dentro da indústria. Isso se dá por meio de redação de normas técnicas, realização de pesquisas, publicações e educação continuada. O programa Ashrae Distinguished Lecturers teve início em 1996 com objetivo de oferecer aos capítulos da Ashrae palestrantes renomados para falar sobre assuntos relevantes, sendo custeados pela própria associação.
Em fevereiro de 2023, o Confea e a Ashrae firmaram convênio para disseminar conteúdo técnico voltado para o desenvolvimento de profissionais na área de construção sustentável de edificações, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração, aquecimento e ventilação mecânica. A parceria prevê ainda estudos para que o Conselho Federal possa anotar a certificação da Ashrae no registro profissional.
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Acervo pessoal