Em Alagoas, CCS analisa mais de 100 processos

Brasília, sexta-feira, 16 de setembro de 2005.

Desde quinta feira, 15,  a CCS (Comissão de Controle do Sistema), está reunida em Maceió, na sede do Crea-AL, mergulhada numa pauta que supera 100 processos. Segundo o coordenador, conselheiro federal João de Oliveira Sobrinho, já é uma rotina a comissão discutir e acompanhar a parte contábil e financeira que passam por auditorias nos conselhos regionais e, a partir do que foi encontrado pelos auditores, emitir suas considerações.

A CCS,  composta no mínimo por três conselheiros escolhidos na primeira reunião plenária do ano, chega a se reunir dez vezes por ano, visitando os Creas, cuidando da prestação de contas, implementando o Prodafisc e outros projetos a fundo perdido que o Confea tem na sua programação. Antes de  ser CCS, teve outros nomes como COAT (Comissão de Orçamento, Anuidade e Taxas) e, a partir de 1994, segundo o conselheiro José Paulo, a comissão sofreu alteração. Aos Creas de médio e pequeno porte, a CCS  solicita ao plenário do Confea ajuda financeira que é dada através dos projetos de reorganização administrativa e Prodafisc.

Até amanhã, 17, a CCS  analisa os exercícios financeiros dos regionais e propõe melhorias para os Creas mais necessitados. Em cada reunião, a CCS discute taxas, tabelas, fixação de anuidade e valores e contribuições devidas às entidades de fiscalização do exercício profissional.

(Eanes Melo – Ascom/AL)