Educação continuada é prioridade no Confea

Brasília, quarta-feira, 21 de setembro de 2005.

Educação continuada continua sendo uma das pautas prioritárias do Confea. Prova disso é a renovação do contrato com a empresa de educação corporativa à distância, a Dtcom, especializada em cursos de aperfeiçoamento profissional. Desde julho deste ano, os profissionais do Sistema Confea/Crea, já estão usufruindo o serviço.

O primeiro contrato foi de outubro de 2003 a outubro de 2004. Durante esse tempo foram veiculados mais de 1000 cursos e realizadas quatro conferências, transmitidas para todo o Brasil, que discutiram temas da pauta nacional como:  instruções de serviços para fiscalização de Organismos Geneticamente Modificado (OGMS), mais conhecidos como transgênicos, o evento foi realizado em parceria com o Ministério da Agricultura no dia 10 de novembro de 2003; e regularização fundiária, realizado também em novembro, num trabalho conjunto com o Ministério das Cidades.

Além dos 38 pontos distribuídos entre os Creas de todo o país e algumas instituições de ensino, e entidades nacionais, que já existiam desde 2003, foram disponibilizados mais dois pontos de recepção. A programação continua sendo a mesma, são três canais de TV a cabo abordando diferentes assuntos. A programação inclui 24 cursos mensais, de no máximo duas horas.

A Dtcom envia ao Confea os cursos que serão veiculados durante o mês. E é o Departamento de Recursos Humanos (DRH) do Confea que elabora toda a programação de cursos. Os funcionários recebem por e-mail a grade dos cursos. Durante a aula, o aluno assina uma lista de presença e recebe uma senha que dá acesso ao site www.dtcom.com.br, onde  encontrará um farto material de apoio, como exercícios de fixação, teste de conhecimentos e certificados. Além de poder interagir com alunos de todo país.

As aulas são bem dinâmicas, os professores estimulam os alunos a fazerem pequenos testes durante a programação e indicam uma vasta bibliografia para quem quiser se interar mais sobre o assunto. São três canais abordando assuntos variados. Um deles é o canal autodesenvolvimento que apresenta conteúdo para desenvolver habilidades na área de comunicação, negócios, relações interpessoais, administração de tempo, dentre outros.

O outro é o canal gestão, que tem uma programação voltada ao desenvolvimento de ferramentas de gerenciamento. Ensina habilidades necessárias para que cada funcionário exerça com afinco suas funções. Engloba as macroáreas como Marketing, Recursos Humanos, Logística e Operações, Finanças, Produção e Qualidade.

E o último é o canal estratégia, especializado em abordar assuntos essenciais para a diretoria, já que é um canal 100% focado nos negócios da companhia e em todas as suas interfaces.

Constam de sua programação entrevistas e debates. Este canal ajuda a empresa a se posicionar, com sucesso, diante dos novos modelos de gestão e desenvolvimento.

Com relação a transmissão de conferências já estão agendadas as seguintes para este ano: Procedimentos para as Eleições Informatizadas no Sistema Confea/Crea; Projeto SIC – Diretrizes para o processo de recadastramento e expedição de nova carteira; Relatório de gestão do presidente Wilson Lang.

Isabel Meneghetti
Da Equipe da ACOM