“Diálogos que Conectam” alcança a marca de 39 palestras

Salvador, 13 de agosto 2020

Como toda boa e grande ideia, o Projeto Diálogos que Conectam nasceu em abril, em meio a um cenário de medo e de incertezas, provocado pela pandemia do novo Coronavírus. De lá pra cá, a iniciativa não só entreteve o profissional com conteúdo técnico de qualidade, como já se encaixa na programação do “novo normal”, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia. Pensado e organizado pelo Colégio de Entidades Regionais, em parceria com o Crea-BA, o projeto veio pra ficar e já fez história, realizando 39 palestras virtuais e alcançando cerca de 20 mil visualizações.

O sucesso do “Diálogos que Conectam” se deve ao empenho das entidades, com o envolvimento de diversas entidades, incluindo as 11 registradas no CDER. Com o apoio do Crea-BA, as instituições mobilizaram seus associados e convidados para promover discussões sobre temas de interesse das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. A forma de aproveitar o período de isolamento social para adquirir conhecimento de alto nível deu certo. De abril a setembro serão programados 46 eventos online.

Satisfação

Os números do Diálogos que Conectam agradaram o coordenador do Colégio de Entidades Regionais, engenheiro civil Adriano Segura. “Quero agradecer ao presidente em exercício do Crea-BA, José Francisco Ramalho, e a todos os servidores que direta ou indiretamente estão ligados ao projeto. Parabéns as entidades e a todos os palestrantes que participaram desse ciclo de palestras, que levou capacitação profissional nesse período de isolamento social”. A imprensa também tem sido parceira da iniciativa, divulgando as palestras e atraindo não só a participação dos profissionais da área tecnológica, mas também da sociedade. É o caso do Jornal A Tarde, que veiculou matéria nesta terça-feira (11), sobre a palestra “O Desenvolvimento da Bahia no séc XXI passa pela Fiol e pela Mineração”, que será proferida no dia 20 de agosto, pelo presidente da CBPM e administrador de empresas, Carlos Tramm.

Entre os temas das palestras abordadas até aqui, destacam-se: Marco legal do saneamento básico, engenharia clínica, vistorias técnicas e inspeção predial, gestão de manutenção de condomínios, cidades inteligentes e organização de finanças, gestão de carreira, Desafios da mineração, captação de recursos públicos, a linguagem corporal dos líderes, entre outros. Para o presidente em exercício do Crea-BA, engenheiro civil, de minas e de segurança José Francisco Ramalho, o Crea cumpriu bem o seu papel em oferecer estrutura para as transmissões online pelo canal do youtube (www.youtube.com/creaba1) e intermediar eventos de capacitação técnica promovidos pelas entidades. “Mostramos que com união conseguimos alcançar êxito em uma iniciativa como Diálogos que Conectam, num dos momentos mais difíceis da história recente da humanidade. Esperamos continuar proporcionando conteúdo aos nossos registrados e fortalecendo cada vez mais a parceria com as entidades, tendo em vista o sucesso do projeto e a capilaridade que ele tem alcançado, chegando a envolver profissionais de diversos estados e até de fora do Brasil", finaliza.

 

Confira as próximas palestras do Projeto Diálogos que Conectam

 

18 de agosto, às 18h - Sustentabilidade x Prevenção x COVID-19 – Precisamos Pensar Nisso (Palestrante: Engenheira de Segurança do Trabalho Lilia Accioly).

 20 de agosto, às 18 h - O Desenvolvimento da Bahia no séc XXI passa pela FIOL e pela Mineração (Palestrante: Presidente da CBPM e administrador de empresas, Carlos Tramm).

 25 de agosto,às 18 h - Ensaios não Destrutivos como Ferramenta Auxiliar das Perícias de Engenharia Civil (Palestrante: Engenheiro Civil Emerson Carvalho).

 27 de agosto, às 18h - Sondagens de Simples Reconhecimento em Solo: Contratação e Fiscalização (palestrante - Engenheiro Civil Evangelista Fonseca)

 15 de setembro, às 18 horas - Manifestações Patológicas em Sistemas de Pinturas em Fachadas (palestrante: Engenheiro Civil Andre Luiz Cardoso)

Nadja Pacheco
Ascom Crea-BA