DIA D: Crea-GO lança campanha de conscientização de profissionais no combate à dengue

Goiânia, 8 de fevereiro de 2024

dengue-crea-go1

“Obras limpas, sem lixos e materiais descartáveis espalhados pelo canteiro, evitam dengue”, afirma o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), eng. civ., agríc. e seg. trab. Lamartine Moreira, no lançamento da campanha de conscientização dos profissionais que atuam na área da construção civil. O projeto teve início nesta terça-feira (6) e o Dia D será realizado na próxima quinta-feira (8). Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil,  20% dos focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, Zika vírus e a febre chikungunya, estão nos canteiros de obras.

dengue-crea-go2

A campanha teve início com uma coletiva de imprensa, realizada no canteiro de obras de um grande empreendimento que está sendo construído na orla do Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, em Goiânia. O local foi escolhido por se tratar de um case de sucesso, uma vez que a construtora responsável pela execução adota todos os padrões de qualidade para evitar que o local sirva de criadouro para o mosquito. “Queremos atingir os 246 municípios goianos”, projetou Lamartine.  

Como estratégia da campanha, durante a visita de fiscais em obras, está sendo feita a entrega de cartazes e fôlderes. O panfleto alerta para a importância de manter a obra limpa, sem lixos ou materiais que possam acumular água. Entre eles, entulho de demolição, bandeja de ar-condicionado, caixas-d’água, latões, lonas, poço do elevador, piscinas e fontes. O Crea-GO também orienta que carrinhos de mão, betoneiras, tambores e outros equipamentos, após o uso, devem ser armazenados virados para baixo.

dengue-crea-go4

Também até o dia 8 de fevereiro, a campanha ganhará o reforço das redes sociais, com a publicação de materiais educativos e e-mail para os profissionais cadastrados na Autarquia. A meta é atingir as grandes e pequenas obras. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), até a manhã desta segunda-feira (05), já tinham sido confirmados 10.619 casos da doença.

“Os engenheiros estão unidos nesse propósito e, além de serem fontes de informação nos canteiros de obras, os trabalhadores da construção, com estas informações, serão replicadores em suas casas. Nosso intuito é conscientizar os responsáveis técnicos de obras para evitar que os índices da doença aumentem”, explicou Lamartine. O presidente também lembrou que a limpeza dos canteiros de obras integram ações de boas práticas que conferem qualidade ao processo construtivo. “Evitamos que funcionários adoeçam e que vizinhos dessas construções também fiquem doentes”.

dengue-crea-go3

Dengue em Goiás

Os casos da doença em Goiás aumentaram 49% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados do Boletim Epidemiológico da SES. Neste ano, até agora, duas mortes foram confirmadas. Uma no município de Águas Lindas, no entorno do Distrito Federal, e outra em Uruaçu, no norte goiano. Até agora mais de  50 municípios estão em estado de emergência devido ao aumento de casos de dengue.

Equipe de Comunicação do Crea-GO