Crea-SE discute sobre Engenharia e Mercado de Trabalho na 5ª Semex

Aracaju, 18 de abril de 2011.

"Engenharia, fiscalização, profissão e ensino" palestra ministrada pelo engenheiro civil e presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira e "A Engenharia e Mercado de Trabalho Atual", ministrada pelo
engenheiro civil e ex-conselheiro Federal do Confea, Etelvino de Oliveira Freitas, foram realizadas na manhã de quinta-feira, 14, no auditório Padre Melo, Campus Farolândia da Universidade Tiradentes. As palestras fazem parte da programação da 5ª Semana de Extensão  Semex  da instituição, e foram coordenadas pelo professor Antônio Domingues, dos cursos de engenharias civil, ambiental, petróleo de produção e curso tecnologia e gás.

Durante a explanação do presidente do Crea-SE, os estudantes de engenharia e de cursos técnicos da área tomaram conhecimento que são indispensáveis os trabalhos gráficos, especificações, orçamentos, pareceres, laudos e atos judiciais ou administrativos além da assinatura, a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, documento de garantia tanto para o profissional como para o consumidor, que caracteriza os limites de responsabilidade técnica dos profissionais por um empreendimento.

Jorge Silveira apresentou as profissões inseridas no Sistema Confea/Crea; as atribuições de nível superior da engenharia que o profissional pode executar; falou da importância das leis: 1019/05 e
5194/66; revelou que o Brasil forma 23 mil engenheiros por ano, chamou atenção para o Plano Diretor de Aracaju, dos cursos e faculdades na área da engenharia em Sergipe, além de outros assuntos.

Entre os destaques da palestra do engenheiro civil Etelvino de Oliveira Freitas, seu alerta diante os setores emergentes de mercado e toda dedicação e muito estudo na formação. Disse ainda aos futuros engenheiros, que é preciso estudar sempre, acreditar no valor de cada um, aprender a conviver com mudanças e a trabalhar sob pressão e em equipe.

Etelvino após contar um interessante fato da sua vida profissional no início de carreira, registrou que a engenharia precisa ser vista no mercado como a "guardiã do meio ambiente”.

Diante do valor do conteúdo das palestras realizadas pelos dois profissionais do Crea-SE, o professor Domingues afirmou que conhecer a estrutura de organização profissional dos engenheiros e tecnólogos é fundamental para o melhor exercício das atividades profissionais e complementou: "Receber as orientações sobre como planejar e se preparar para o mercado de trabalho, facilita a obtenção do sucesso almejado".

Ascom Crea-SE