CREA-SC realiza terceira fiscalização nas obras do novo Terminal do Aeroporto de Florianópolis

Florianópolis, 23 de outubro de 2018.

O CREA-SC realizou na última semana mais uma fiscalização nas obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis. A ação é sobre as atividades profissionais desenvolvidas pela empresa concessionária Racional Engenharia, responsável pela execução dos projetos. Esta é a terceira fiscalização do Conselho desde que as obras iniciaram, sendo uma delas nas obras de manutenção do atual terminal em funcionamento.
 
Segundo o agente fiscal Roberto Brito, a abordagem é orientativa buscando relacionar as empresas e profissionais subcontratadas para as diferentes atividades de engenharia, agronomia e geociências, exigindo o registro no CREA-SC, ou o visto, no caso de empresas ou profissionais registrados em creas de outros estados.
 
Também são vistoriadas as ARTs – Anotação de Responsabilidade Técnica de cada atividade, bem como o vínculo dos profissionais com as empresas. Nesta visita foram relacionadas 49 empresas e 82 profissionais, sendo 72 da engenharia, além de 72 ARTs. As tratativas foram com o supervisor administrativo – Núcleo Gestão de Contratos, da Racional Engenharia, Francisco Tadeu de Souza.

O investimento na obra do novo terminal é de mais de R$ 550 milhões. A Floripa Airport, subsidiária do grupo suíço Zurich Airport, foi quem venceu a concessão do aeroporto de Florianópolis, em março de 2017 e vai operá-lo pelos próximos 30 anos.
 
O início das operações está previsto para outubro de 2019, dependendo também da conclusão das obras rodoviárias que darão acesso ao novo terminal e que está sob a responsabilidade do governo do estado, com investimento de R$ 229 milhões.
 
Um dos acessos liga a interseção da SC-405 (Trevo da Seta) até o bairro Carianos, próximo ao estádio da Ressacada; o outro vai do viaduto do Carianos até o Rio Fazendinha; e o terceiro do Rio Fazendinha à Rodovia Aparício Ramos Cordeiro, na entrada do acesso ao Bairro Tapera.
 
Texto e fotos Adriano Comin