Crea-RO entrega a deputado sugestão da comunidade técnica ao novo Código Florestal

Porto Velho, 4 de abril de 2011

Ontem na sede do Crea-RO foi entregue ao deputado Nilton Capixaba, pelos engenheiros florestais Joel Mauro Magalhães e Ubiratan Francisco Pereira da Silva, a proposta da comunidade técnica rondoniense com sugestões ao novo Código Florestal Brasileiro. A idéia de contribuir com sugestão surgiu com a abertura que o Presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT/RS), deu ao constituir um grupo de trabalho para apresentar melhorias ao novo Código.

Daí o Crea-RO e as entidades filiadas Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rondônia (AEARON) e Associação Rondoniense de Engenheiros Florestais (AREF), com apoio da Ordem dos Advogados de Brasil – seccional Rondônia (OAB), resolveram criar um grupo de trabalho para analisar e produzir propostas ao substitutivo realizado pelo deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A iniciativa também contou com a participação do deputado federal Carlos Magno, que esteve presente no primeiro encontro realizado pelo grupo.

A escolha do deputado Nilton Capixaba para entregar as propostas da comunidade técnica rondoniense no Congresso, se deve em função dele fazer parte do grupo de trabalho criado para analisar o substitutivo do deputado Aldo Rebelo, ao Projeto de Lei 1876/99, que reforma o Código Florestal.

E devido à urgência, não foi possível fazer um encontro com todos os profissionais do sistema, já que o grupo deve se reunir hoje, terça-feira (29), para analisar as notas técnicas apresentadas sobre o texto. Hoje também será o último dia para apresentar emendas ao substitutivo. A reunião será realizada às 16 horas, no plenário 15. O grupo de trabalho foi criado como uma câmara de conciliação entre ruralistas e ambientalistas para a reforma do código.

Francisco José do Nascimento
Fonte: Assessoria de Comunicação