CREA-PR na sessão da Câmara de Vereadores do Ibiporã

Curitiba, 28 de abril de 2011.

Representantes do CREA-PR participaram nesta segunda-feira de uma sessão da Câmara de Vereadores do município de Ibiporã, no norte do Paraná, para apresentar os serviços e profissionais do Conselho à comunidade local. “Nosso objetivo é buscar uma aproximação com o poder público municipal, de forma a disponibilizar os nossos profissionais, engenheiros, arquitetos, agrônomos para que possamos discutir implementações de políticas públicas municipais para a melhoria da qualidade de vida para a população”, disse o gerente da regional Londrina do CREA-PR, o engenheiro em telecomunicações Jefferson Oliveira Cruz, que compôs a mesa da sessão.

A reunião faz parte do calendário das Agendas Locais, que acontecem desde o dia 24/04 em municípios da região, em que o CREA-PR explica sobre os Estudos Básicos de Desenvolvimento Regionais (EBDR’s) e mostra um histórico da Agenda Parlamentar, programa ativo desde 2008. Na ocasião, o secretário de Planejamento de Ibiporã e presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ibiporã (Asenai), o arquiteto Marcelo Orlando Pelisson, entregou ao presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Carlos Cobo Pires, um kit com os 18 cadernos técnicos do CREA-PR. Esses materiais atuam como guia aos gestores públicos em temas de interesse da sociedade, como Acessibilidade, Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Licenciamento Ambiental, Prevenção de Catástrofes, entre outros.

Para o secretário municipal e presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ibiporâ (Asenai), o arquiteto Marcelo Pelisson, o encontro foi uma oportunidade dos presentes entenderem a atuação do CREA-PR e as possibilidades de cooperação do Conselho. “O encontro foi bastante produtivo, pois mostrou a preocupação e o envolvimento dos parlamentares na questão das cidades e dos movimentos urbanos. Outro ponto foi mostrar o interesse do CREA-PR em contribuir para o desenvolvimento dos municípios e não ser apenas um órgão fiscalizador”, disse. Pelisson ainda elencou quais as principais questões que devem ser trabalhadas em Ibiporã. “A cidade apresenta vários problemas, principalmente em virtude do crescimento ocorrido pela alta demanda populacional.

Podemos observar o trânsito e a falta de espaços de lazer para a comunidade. Temos um planejamento para as áreas de Educação e Saúde, com a construção e remodelação das unidades. Além disso, há o projeto de ampliação do parque industrial da cidade”, finalizou.

Fonte: Crea-PR