Crea-PI implanta novo Sistema de Gestão Corporativa Automatizada

O SIGEC é um marco na história do Regional e foi desenvolvido por profissionais do Crea-PI

A partir desta segunda-feira, 21 de março, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí começa a utilizar o seu novo sistema de gerenciamento de dados, o SIGEC. O sistema é uma ferramenta desenvolvida pelos analistas e programadores do Crea-PI para dinamizar a gestão e disponibilizar mais e melhores serviços aos profissionais e empresas registrados no Conselho.

Uma das novidades do SIGEC é o fato de “rodar” em qualquer sistema operacional (linux ou Windows) e não ter navegador padrão para o acesso, já que foi programado para ser acessado tanto no Internet Explorer, Mozila Firefox e Google Chrome.

O novo sistema conta ainda com o módulo de protocolo que inclui rotas pré-determinadas para alguns processos de forma a orientar a logística e diminuir a burocracia no encaminhamento dos protocolos. Com esta nova ferramenta, também poderão ser cadastrados os documentos recebidos, acrescentar instruções e pareceres aos processos.

Os profissionais e empresas que já tinham acesso a Certidão de Quitação e a ART on-line, dispõem agora de mais agilidade e facilidade para diversos outros seguintes procedimentos, dentre os quais os seguintes:

- Alteração de Dados de Endereço e Senha;
- Certidões de Quitação;
- Consulta de protocolos;
- Emissão e impressão de boletos;
- Vinculação de ART on line a uma notificação, caso exista;
- Possibilidade de correção no preenchimento da ART;
-Utilização de uma ART cadastrada anteriormente como modelo para agilizar o preenchimento de uma nova Anotação;

Entretanto, para ter acesso a esses recursos é necessária a solicitação de senha através do SIGEC - Serviços On-Line. As respostas serão encaminhadas para o endereço de e-mail cadastrado no banco de dados do Crea-PI. Caso não conste um e-mail no cadastro do interessado, este deverá fazer a solicitação pessoalmente no atendimento da sede do Conselho, das Inspetorias e através do site. Com a implantação do SIGEC, é imprescindível que o profissional possua uma conta de e-mail válida e cadastrada no banco de dados do Conselho.

Os benefícios do novo Sistema estão além da facilidade de acesso aos serviços do Crea-PI. Para a fiscalização, atividade finalística do Crea, o SIGEC será importantíssimo pois integrou a tecnologia de localização geográfica, obtida pelo GPS, as notificações originárias da Fiscalização como também o recurso de inclusão de fotos. Com o SIGEC será possível gerar uma agenda para as fiscalizações periódicas e de eventos, o que proporcionará mais eficácia e controle ao exercício ilegal da profissão, permitindo que o Regional aja de maneira cada vez mais atuante em defesa da sociedade.

O responsável pelo setor acompanhará a produtividade das ações da fiscalização através da impressão de um relatório mensal e, ainda, terá acesso ao cadastro e controle de viagens bem como a prestação de conta de cada itinerário feito.

O SIGEC atende também a uma demanda recorrente da Divisão Jurídica do Crea-PI: a partir de agora é possível incluir processos de dívida ativa de anuidade para profissional e empresa e, de multas para profissionais, empresas e leigos.

“Com este sistema atendemos uma necessidade de 35 anos do Conselho. E para nossa grande satisfação é algo elaborado por profissionais da casa, uma equipe genuinamente nossa. A agilidade proporcionada pelo SIGEC é um legado que ficará para as próximas gestões e que deverá ser aperfeiçoado de acordo com as necessidades que forem surgindo”, declara o presidente do Regional, o Eng. Agrim. e Civil José Borges Araújo.

Fique por dentro da Tecnologia Empregada e Estrutura de Hadware e Software do SIGEC:

Configurações do Servidor:
Sistema Operacional Servdior: Linux (Debian 5)
Banco de Dados: PstGreSQL
Servidor de Aplicação: Glassfish

Linguagens do sistema:
JAVAEE6
Java Server Faces 2 (JSF2 com Facelets)
JPA
Hibernate
Primefaces 2

Ferramentas para desenvolvimento:
NetBeans 6.9
Ireport 3
PGAdmin

Hardware e Software:
1 servidor
1 link de 4MB
1 roteador para suportar o link de 4MB
Aquisição do DNE (Diretório Nacional de Endereços) dos Correios

Redator(a): Jéssica Catarine e Thais Loiola
Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-PI