Crea-MS participa de audiência pública sobre Copa do Mundo

Segunda-feira, 28 de março de 2011.

A primeira audiência pública sobre a Copa do Mundo de 2014 acontece na capital federal, dia 29 de março, terça-feira, de 8h30 às 19h, no plenário do Crea-DF (2º andar). O evento tem como objetivo apresentar e discutir o planejamento, organização e implementação dos empreendimentos para a Copa de 2014, em Brasília; propor o legado pós-Copa e mobilizar a sociedade para o trabalho voluntário.

“Vamos sugerir a participação da sociedade civil no Comitê Organizador Local. O público deve estar consciente de que o engajamento e a participação da sociedade é que darão êxito sustentável ao evento”, defende Francisco Machado, presidente do Crea-DF. Ele acrescenta: “O Crea-DF pode e deve atuar em defesa da sociedade”.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Haverá uma audiência pública em cada uma das 12 cidades-sede dos jogos de 2014.

A audiência pública pretende ser um instrumento de sensibilização e mobilização dos diversos setores da sociedade, entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua e profissionais da área tecnológica, para conhecimento e manifestação sobre os projetos da Copa de 2014 (estádio, aeroporto e mobilidade urbana), bem como para a apresentação de recomendações para solução de problemas a serem detectados, permitindo que a própria comunidade expresse seus anseios e opiniões.

O coordenador do Grupo de Trabalho Acessibilidade e Mobilidade Urbana do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro, participa da audiência. “Um dos pontos mais importantes e que deve ser incansavelmente discutido é a mobilidade urbana e a acessibilidade nos espaços públicos, no transporte, nos empreendimentos turísticos e, principalmente nos estádios. A parceria entre poderes públicos a e privados e a sociedade será fundamental neste processo”, garante.

Janine Gonzalez com assessoria Crea-DF