Crea-ES dialoga com Associação Comunitária visando à segurança da população

Vitória, 1º de setembro de 2020.

O presidente em exercício do Crea-ES, engenheiro civil Ricardo Guariento, recebeu o presidente da Associação Comunitária de Bento Ferreira, Carlos Zaganelli, no gabinete da Presidência do Crea-ES, na última quarta-feira (26). Em pauta, as inspeções prediais no município de Vitória.

Para Zaganelli, "o presidente Ricardo Guariento iniciou um debate demonstrando uma preocupação com uma questão comum aos condomínios da capital: a inspeção predial. Infelizmente, assuntos importantes como este só são discutidos quando o pior acontece", destacou.

O líder comunitário também ressaltou a necessidade de ouvir o Crea-ES para que os moradores possam entender melhor o processo de realização de inspeções prediais.

O presidente Guariento parabenizou a iniciativa da Associação Comunitária de Bento Ferreira e  ressaltou que o Crea-ES realizou um estudo que serviu de base para o texto da primeira Lei de Inspeções Prediais, aprovada em 2016. Na época, o Conselho recomendou a realização de inspeções prediais a cada cinco anos para a maioria das edificações da capital.

"Esse estudo foi resultado de um Grupo de Trabalho formado por engenheiros do Crea-ES e com base em leis de inspeções prediais dos demais estados da Região Sudeste. Nossa surpresa veio com a revogação da lei aprovada em 2016, sendo substituída por uma nova legislação, que estabelece a inspeção a cada 10 anos. Não sabemos quais os critérios desta mudança", lembrou Guariento.

O presidente do Crea-ES também falou sobre a possibilidade de se viabilizar uma linha de crédito bancário para os proprietários de imóveis investirem na inspeção predial. "Para que a lei seja cumprida, vamos trabalhar pela busca de um acordo para viabilizar a realização das inspeções prediais. Nosso interesse maior é na defesa da sociedade", finalizou.

Assessoria de Comunicação do Crea-ES