Crea-BA terá Comitê Gestor do Programa Mulher

Salvador, 8 de março de 2021

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger participa de Sessão Plenária virtual do Crea-BA

A plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia aprovou, em reunião online na tarde deste 8 de março, a implantação do Comitê Gestor do Programa Mulher. Na ocasião, o presidente do Conselho Federal, eng. civ. Joel Krüger, falou sobre a iniciativa em nível federal, destacando o principal objetivo da ação: incentivar a participação das profissionais nas instâncias de governo para que possam assumir o protagonismo dentro do Sistema. A sessão foi transmitida ao vivo pelo Canal do Crea no Youtube.

De acordo com Krüger, pautas como inserção no mercado de trabalho e preconceito, bem como temas em destaque na sociedade como Feminicídio fazem parte do Programa Mulher. “Parabenizo o plenário do Crea-BA pela implantação do Comitê Gestor, que está sendo capitaneado pelo presidente Joseval Carqueija. Vocês terão todo o apoio do Comitê Gestor do Confea para que possamos realizar o máximo de ações e termos maior sinergia”, observa.

A coordenadora das Câmaras Especializadas do Crea, eng. civ. Rute Carvalhal, agradeceu aos presidentes Joel Kruger e Joseval Carqueija por terem abraçado a demanda das mulheres. “Em quase 90 anos do Sistema, pela primeira vez vejo uma iniciativa positiva para as mulheres. É a oportunidade de se apropriar, se empoderar e colocar nossa voz e desejo no Conselho que tem sua maioria homens”, ressalta.

A vice-presidente do Crea, geog. Aline Correia, chamou a atenção para a equidade de gênero, bem representada na composição da diretoria do Conselho, que possui três mulheres. Ela ainda destacou as desigualdades existentes no universo feminino. “Mulheres pobres, negras, trans e com deficiência ainda se encontram em posições inferiores e isso precisa ser debatido”, revela.

Ocupação de espaços
A conselheira federal eng. mec. Michele Ramos posicionou-se como integrante do Comitê Gestor do Confea e destacou a criação da Afeag, em 2019, mostrando como a entidade vem ganhando capilaridade no Brasil. “A associação criou raízes na Bahia e se disseminou também em Minas Gerais e outros estados já estudam implantação”, reforçou, destacando que o seu mandato no Conselho Federal é uma prova de que as mulheres vêm sendo ouvidas no sistema.

A geol. Marjorie Nolasco, conselheira federal suplente, mostrou sua satisfação em torno da homenagem feita à ex-conselheira Maria Higina, que representa a mulher negra da área rural. “É um dia significativo porque é um dia político. É um dia que não pedimos licença para falar e que reafirmamos nossos espaços”, observa.

Coube à diretora do Crea-BA eng. ftal. Izabel Ceron a apresentação da composição do Comitê Gestor do Programa Mulher da Bahia. O colegiado é composto por representantes das Câmaras, da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), das entidades, das instituições de ensino e das profissões com participação minoritária das mulheres, no caso Urbanismo e Engenharia de Minas. (veja abaixo a formação).

Lembrança
Ainda inserido na programação voltada às mulheres, o presidente Joseval Carqueija apresentou placa em homenagem póstuma aos serviços prestados ao Sistema Confea/Crea e Mútua pela engenheira agrimensora Fátima Vidal, falecida em janeiro deste ano, em decorrência de complicações da Covid-19. A honraria será entregue a familiares de Fátima, na primeira sessão híbrida, pós-período de restrições.

Composição do Comitê Gestor do Programa Mulher da Bahia

  • Eng. civ. Rute Carvalhal – coordenadora das Câmaras Especializadas
  • Eng. civ. Karen Daniela Melo – diretora da Mútua
  • Eng. alim. Mária Nori – representando as Entidades
  • Eng. civ. Diógenes Oliveira - representando as Instituições de Ensino
  • Urb. Juliana Paes – representando as profissionais
  • Eng. min. Camila Reis

Nadja Pacheco
Equipe de Comunicação do Crea-BA