Crea-BA coordena FPI nas obras da Arena da Fonte Nova e do Metrô de Salvador

Salbador, 05 de abril de 2011.

A Arena da Fonte Nova e o metrô de Salvador foram vistoriados na manhã desta terça-feira (5) durante a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) promovida pelo Crea-BA, em parceria com o Ministério Público do Estado, IMA, IBAMA, Sucom, IAB, Ipac, Sinaenco e Sinduscon.

A iniciativa faz parte de uma ação integrada do Sistema Confea/Crea e que prevê o mapeamento do andamento das ações focadas na Copa 2014 em todas as 12 cidades sub-sedes dos jogos no país. 

Na Bahia, cerca de quarenta técnicos foram divididos em duas equipes responsáveis por elaborar o levantamento de informações referentes ao cronograma físico/ financeiro das obras além do cumprimento às normas de acessibilidade e as questões relativas à mobilidade urbana.

Na Arena da Fonte Nova  obra em fase de fundação, as equipes que já haviam verificado dados relativos à demolição e projetos complementares checaram o cronograma previsto X realizado, gerenciamento e a consonância das ações com as exigências do ministério dos Esportes/FIFA.

No metrô, os técnicos percorreram as Estações da Rótula do Abacaxi, Lapa, Campo da Pólvora e o Pátio Auxiliar de Manutenção (PAM). Foi verificado também o andamento das obras além da data prevista para operação.  “O intuito do Sistema Confea/Crea é contribuir com diferentes parceiros para que o país não obtenha apenas um bom resultado na organização da Copa de 2014, mas que o evento deixe um legado efetivo para a população”, disse o presidente do Crea, Jonas Dantas, durante a vistoria na Arena Fonte Nova. Ainda segundo Dantas, o objetivo do Conselho é ser proativo, integrando ações e resultados obtidos a partir da conjunção entre qualificação profissional e otimização dos custos.

Segundo o coordenador da FPI, Giesi Nascimento, os técnicos terão menos de uma semana para compilar os dados que serão apresentados durante o Seminário Acompanhamento das Ações para a Copa2014, na próxima terça-feira (12), no Hotel Othon Palace.  

Fonte: Ascom Crea-BA