Coordenadores de Câmaras de Engenharia Química se reúnem em Vitória (ES)

Brasília, 29 de novembro de 2021.

Começou hoje, em Vitória (ES), a 4ª reunião nacional dos coordenadores regionais das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) com os trabalhos sendo coordenados pelos engenheiros químicos Marino José Greco (Crea-RS), titular, e Ricardo de Gouveia (Crea-SP), adjunto.

Ricardo, Genilson e Marino

Presente à reunião pela manhã, o conselheiro federal, eng. eletric. eletron. Genilson Pavão, que integra as comissões de Articulação Institucional (Cais), e Eleitoral Federal (CEF), defendeu a maior participação dos engenheiros químicos nos plenários regionais e federal, concordando com as opiniões dos coordenadores. 

Afirmando que acredita em mudança, Genilson lembrou as propostas encaminhadas para substitutivo ao Projeto de Lei 1.024/2020, do Poder Executivo, que tem como relator Rogério Correia (PT-MG), e que altera a lei 5.194, de 1966 – que regulamenta o exercício profissional dos registrados no Sistema Confea/Crea.

"Fizemos a maior inclusão que o Sistema já teve, propondo substitutivo que altera a 5194/66. Propusemos um representante de cada estado no plenário federal, e que 10% da arrecadação gerada pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) sejam destinados às entidades de classe, à criação do Crea Júnior e que 20% dos plenários regionais sejam compostos por representantes de Instituições de Ensino Superior (IES). Deus nos ajude na aprovação", finalizou. 

Coordenadores na reunião em Vitória (ES)

Também esteve presente o eng. amb. e de seg. trab. Renato Muzzolon, gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea.   

Com 11 itens na pauta ordinária, mais cinco na extrapauta, a CCEEQ estará reunida até a quarta-feira (1º/12). Em pauta, temas como Educação a Distância (EAD), análises curriculares sob a ótica das Novas Diretrizes Curriculares de Engenharia, e levantamento do funcionamento das câmaras especializadas regionais no decorrer da pandemia de Covid-19. 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Norberto Santos/Crea-ES/Confea