Conselheiro do Crea-TO faz palestra em aula inaugural da Católica

Palmas, 2 de fevereiro de 2011.

O Conselheiro do CREA-TO, Engenheiro Eletricista Dalmi Fábio da Silva, foi um dos palestrantes na aula inaugural do curso de Engenharia Elétrica do faculdade Católica Tocantins. No encontro com os calouros o palestrante fez uma explanação sobre a profissão e futuro promissor da carreira que pretendem seguir.

De forma descontraída o Conselheiro citou alguns caminhos para se chegar ao sucesso profissional. Usando da didática, abordou a importância da profissão para a sociedade, notadamente no que se refere as novas ofertas de energias renováveis e sustentáveis. Ainda mostrou a importância da profissão com atuadores diretos no grande desenvolvimento e atendimento da crescente demanda tecnológica do mercado brasileiro e mundial. Segundo Dalmi para o sucesso profissional requer uma fórmula simples: primeiro uma boa formação humana, segundo uma competente formação técnica.

A ética, segundo o palestrante, deve ser a orientação geral do profissional. Para isto é preciso saber defini-la bem. Na maior parte do curso os graduando vão esta envolvidos com cálculos e equações mas nem por isso devem deixar de lado outros temas como: política, informações e notícias sobre o cotidiano mundial. É fundamental, segundo o palestrante, ler revistas voltadas para o segmento, bons livros de técnicos inclusive de outras áreas. Tudo isso para que se possa desenvolver um raciocínio rápido capacitando a formulação de argumentos na defesa de suas opiniões e principalmente a afinação do senso crítico. “Não devemos defender a concordância com tudo, nem mesmo com os professores, mas desenvolvermos capacidade argumentativa para debatermos idéias, construindo novos conhecimentos. Assim é a realidade do mundo fora da academia “ . Disse Dalmi.

O Conselheiro falou também sobre a atuação e o papel do CREA junto aos profissionais, as atribuições de cada profissão, a função das câmaras especializadas, como compostas, a atuação da comissão de ética e as penalidades cabíveis em casos de se infrigir o código de ética profissional. Por fim tirou dúvidas sobre outros assuntos relacionados as disciplinas e as formas em que os futuros profissionais devam encarar esse novo desafio.

A participação do CREA na aula inaugural se deu em atendimento de pedido da direção da Católica através do coordenador de cursos Prof. Fabrício Bassani à presidente do CREA-TO Eng. Roberta Castro, que de pronto atendeu ao convite da Universidade. De acordo com a presidente iniciativas como da Universidade Católica estreitam o relacionamento entre o Conselho e universitários, certo que esses alunos, estarão, no futuro fazendo parte do Conselho ou mesmo compondo a diretoria, “neste momento é bom ir se familiarizando e buscando conhecimentos sobre os regimentos do CREA. Quem ganha com isso é a sociedade pra qual irão prestar seus serviços”. Disse a presidente Roberta Castro que esteve representada pelo conselheiro Dalmi Fábio.

Fonte: Ascom/Crea-TO
Antônio Neves