Brasília, 23 de fevereiro de 2017.
A solenidade de encerramento do VI Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua foi marcada pelo convite do Diretor-Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa, Fabio Silva, para que o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) integre o Grupo de Trabalho do Microempreendedor Individual. “Qualquer ação para retomada do crescimento perpassa pela micropequena empresa, não obstante tem de se aproximar dos Conselhos, se adequar às regras técnicas, para ir para o mercado com excelência. Por isso a participação do Sistema nesse grupo se faz indispensável”, disse o secretário. Fábio ainda propôs a assinatura de um Termo de Acordo de Cooperação Técnica para desenvolver ações conjuntas para o microempreendedor e para a microempresa.
Os convites foram aceitos e comemorados pelo presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu, a fim de que o Sistema possa contribuir para a formulação das políticas públicas do Brasil. “É a nossa contribuição nesse capítulo que marca o crescimento do país. O que independe da ideologia política, pois meu partido é o PEA (Partido da Engenharia e Agronomia)”, descontraiu o presidente.
Parlamentares no Encontro
O encerramento do evento ainda contou com a participação de parlamentares, entre eles o presidente da Frente Parlamentar da Engenharia, deputado Ronaldo Lessa, que destacou a importância da união dos profissionais. “O lugar das lideranças é na política. A Frente da Engenharia é para continuar e projetar o que fazemos em silêncio: desenvolvimento e progresso do nosso país.” Ele adiantou que a próxima reunião é para tratar da malha ferroviária e da participação das empresas brasileiras. “Nós não podemos perder soberania, por isso é preciso que haja equilíbrio na participação das empresas estrangeiras e brasileiras”, disse Lessa.
Já a deputada distrital Celina Leão (PPS-DF) solicitou o relatório do que foi debatido durante o VI Encontro de Líderes para pautar os debates da Frente Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento no DF. Segundo Leão, juntamente com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), presidida pela senadora Ana Cunha, a meta é criar uma Frente Parlamentar em cada estado. “O que foi debatido nesse Encontro servirá como subsídio para o trabalho das frentes estaduais. Queremos metas, limites, propostas. O Brasil que temos e o que queremos será discutido nos estados, na micropolítica com a participação da Engenharia”, disse a distrital.
O senador Pedro Chaves (PSC-MS), que também integra a Frente, reforçou a necessidade de se pensar no mercado de trabalho para que reative a construção civil e garanta emprego, não só para os engenheiros, mas para toda a cadeia produtiva atrelada à construção. “Como reitor, militei pela engenharia e continuo a fazê-lo participando ativamente da Frente Parlamentar da Engenharia”, declarou o senador.
Vejas as fotos no Facebook do Confea
Diplomas
Antes de encerrar a cerimônia, o presidente Tadeu informou que as decisões tomadas durante o Encontro serão encaminhadas ao Plenário. “A meta é atender aos anseios das entidades.” Tadeu ainda destacou o papel dos presidentes dos Creas, que fazem a gestão nos estados. “Somos auditados pela CGU e TCU. Com as informações obtidas aqui, os presidentes e os coordenadores de Câmaras agora vão atuar como multiplicadores nos estados”, informou.
O presidente ainda entregou aos novos coordenadores nacionais dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea e Mútua o diploma de posse.
#Aperteoplay
Leia mais:
Eliseu Padilha abre VI Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua
Atribuição profissional em pauta no VI Encontro de Líderes
CGU apresenta orientações ao Sistema
Inserção internacional reúne lideranças na manhã desta quarta-feira
Presidente do Confea participará de audiência com o presidente da Petrobras
Caixa Econômica e Creas discutem melhorias dos serviços bancários
Modesto Ferreira dos Santos é reeleito à frente do Colégio de Presidentes
Conheça os novos coordenadores nacionais dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea e Mútua
Ministro da Casa Civil ressalta papel da Engenharia para crescimento nacional
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea