Brasília, 1º de dezembro de 2022.
Nesta semana, o Confea esteve mais próximo dos profissionais e estudantes das Geociências, ao marcar presença no XXII Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET), organizado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru (SP).
O evento é a principal agenda promovida pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), entidade que integra o Sistema Confea/Crea. O congresso é realizado bianualmente com a finalidade de apresentar e promover a discussão sobre as inovações tecnológicas na área, reunindo pesquisadores de diferentes instituições, nacionais e internacionais.
Representando o Confea no estande patrocinado, o conselheiro suplente representante das Instituições de Ensino no plenário federal Wiliam Barbosa dialogou com graduandos e pós-graduandos sobre a importância da regulamentação das profissões consideradas fundamentais para a segurança da sociedade e desenvolvimento do país. “Também foi fundamental e produtivo integrar a mesa do 1º Encontro Nacional de Estudantes de Meteorologia na terça-feira, quando pude falar amplamente e esclarecer questões sobre o exercício profissional para discentes, docentes e diretores do Centro de Meteorologia de Bauru, o IPMet da Unesp”, comentou, ressaltando que as publicações com conteúdo de qualidade ofertados pelo Confea têm sido um sucesso entre os participantes. “Estão sendo muito bem aceitas”, afirmou. O congresso recebeu R$ 30 mil em recursos do Conselho Federal para levar informações técnico-científicas ao público.
Com uma programação diversificada, o CBMET 2022 viabiliza a apresentação de metodologias de ensino, pesquisa e extensão. Proporciona também a apresentação dos mais recentes resultados científicos e avanços no conhecimento dos principais sistemas meteorológicos importantes na previsão do tempo e climatológica em diversas regiões brasileiras, fruto das pesquisas realizadas nas universidades e nos centros dedicados a pesquisa e à operacionalização da Meteorologia. A participação de empresas públicas e privadas que desenvolvem equipamentos e instrumentos de medição e monitoramento de parâmetros meteorológicos fornece as principais contribuições tecnológicas do evento.
Conheça a SBMET
A Sociedade Brasileira de Meteorologia foi criada em 1958 para unir os meteorologistas, regulamentar a profissão e incentivar o desenvolvimento da Meteorologia e do pessoal especializado nacional. A SBMET é uma associação de caráter técnico-científico dos profissionais meteorologistas, com duração ilimitada, sem fins lucrativos e foro na cidade do Rio de Janeiro.
São objetivos principais da SBMET:
a) promover, incentivar e divulgar o estudo e a pesquisa da Meteorologia em todos os seus aspectos;
b) promover e resguardar os direitos profissionais dos meteorologistas;
c) congregar todas as pessoas que se dedicam à Meteorologia ou que por ela se interessam;
d) conduzir e incrementar relações e troca de informações técnico-científicas e profissionais com outras entidades congêneres, nacionais ou de outros países.
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da SBMET E CBMET