Brasília, 19 de agosto de 2022
O Plenário do Confea, em Brasília, foi palco, na manhã de hoje (19/8), da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Agência Nacional de Mineração (ANM). “Contem com a responsabilidade do Confea no desenvolvimento das atividades previstas no acordo”, afirmou, minutos antes de assinar o acordo, o conselheiro federal geól. Mario Cavalcanti, representando o presidente do Confea em exercício, eng. civ. João Carlos Pimenta.
Pelo lado da ANM, assinou o documento o diretor da instituição geól. Victor Hugo Bicca. “Não dá para imaginar o alcance da importância deste acordo. Nossa atividade é ancorada em responsabilidade técnica”, afirmou. O ACT objetiva o compartilhamento de dados e a construção de conhecimento na fiscalização do exercício profissional das atividades da Geologia e da Engenharia de Minas na área da mineração. Na prática, a cooperação irá viabilizar o combate à informalidade, conforme explicou Cavalcanti após reunião na Agência na última quarta-feira.
“Teremos mais produtividade na fiscalização de ambas as instituições”, afirmou o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM), geól. Carlos José Craveiro. Os coordenadores das câmaras de Sergipe e de Santa Catarina – respectivamente geól. Gustavo de Araújo e eng. minas Rodrigo Souza – comporão a comissão bipartite (com integrantes do Confea e da ANM) que coordenará a operacionalização do acordo.
A conselheira federal geól. Marjorie Nolasco espera que o acordo seja produtivo e efetivo. “Desejo que possamos servir melhor a sociedade, e uma forma possível é com políticas públicas na área de mineração, que o acordo pode propiciar”, disse Nolasco, que já integrou a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
“Este é um momento histórico. Quem vai ganhar são os profissionais”, disse a conselheira federal eng. agr. Andréa Brodani da Rocha, ao se fazer presente na solenidade, que ocorreu durante reunião da CCEGEM.
Beatriz Craveiro, com informações de Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea