Comissão de Controle do Sistema reune-se em Belém

Belém, 10 de novembro de 2006

Acontece hoje e amanhã, dia 11 de novembro, na sede do Crea-PA, em Belém, a 9ª Reunião da Comissão de Controle do Sistema, com o objetivo de analisar o relatório de contas dos Creas relativo ao exercício do ano anterior. Participam os conselheiros federais que compõem a comissão (Jorge Vargas, coordenador; João Sobrinho, coordenador-adjunto; João de Deus, de Tocantins; e Fabrício Nunes, de Rondônia), além de representantes dos Creas que terão as contas analisadas.

Pelo Pará, o presidente Antonio Carlos Alberio; do Maranhão, presidente Raimundo Portelada; de Tocantins, Rogério Vasconcelos; do Piauí, José Araújo, de Pernambuco e Amapá, sendo que estes dois últimos são representados por assessores.

Segundo o coordenador da CCS, Jorge Vargas, a maior dificuldade na hora de fazer análise das contas está na falta de uma padronização nas ações administrativas dos Creas, o que permitiria que as auditorias fossem agilizadas. Ele também informou que o trabalho da comissão tem sido basicamente o de fazer algumas correções técnicas no balanço financeiro dos regionais, para evitar problemas futuros com os tribunais de contas.

Vargas também falou sobre o projeto de manuais e auditoria, que está sendo trabalhado desde 2004, e que passará a ser adotado pelos Creas de todo o país, a partir do ano que vem. “Este projeto de Sustentabilidade do Sistema, vai com toda certeza, tornar mais ágil e eficaz o trabalho da Comissão de Controle do Sistema”, garantiu Vargas.

Mailza Lisboa
Assessora do Crea PA