Comercialização de produtos agrícolas é tema de seminário na UFMT

Brasília, 10 de novembro de 2006

Acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, produtores rurais, professores, pesquisadores e técnicos do setor participam hoje, das 8h30 às 16h30, do seminário “Comercialização: novos caminhos para garantir a rentabilidade do setor”, no auditório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é repassar informações sobre as principais atividades agropecuárias do Estado, apresentar novas formas de comercialização dos produtos agrícolas, e sensibilizar os alunos sobre a importância do diálogo entre a sociedade e o agronegócio.

Com o tema “A importância do planejamento na atual situação da agricultura em Mato Grosso”, a professora doutora do Departamento de Zootecnia e Extensão Rural da UFMT, Regina Célia de Carvalho, abre o ciclo de palestra às 9 horas. Em seguida, o jornalista Sérgio de Oliveira, editor da revista Produtor Rural, da Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso (Famato), falará sobre “A demonização do agronegócio: a participação da mídia na construção de barreiras aos produtos agropecuários brasileiros”. Às 10h45, a economista Anamaria Gaudencio Martins, do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) da Famato, fará palestra sobre “O reflexo do crédito rural e suas implicações no custo de produção”. Um debate marca o encerramento das atividades no período matutino.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Sérgio de Marco, vai proferir a palestra “O mercado do algodão", às 14 horas. O tema “Mecanismos de equalização de preço da Conab” será abordado pelo vice-diretor da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Tomczck. Em seguida, o analista de mercado da Central de Comercialização do Bovinos (Centroboi) da Famato, Luciano Vacari, falará sobre “Mercado futuro: hedging e opções”. Às 16h30, o coordenador da Central de Comercialização de Grãos (Centrogrãos) da Famato, João Augusto Birkhan, ministrará palestra sobre “Exportação direta de soja”.

Fonte: Jornal O Documento