Com feira inédita, Fenemi realiza XXIII Conemi, em Vitória (ES)

Presidente em exercício do Confea eng. eletric. Evânio Nicoleit na abertura do Conemi
Presidente em exercício do Confea eng. eletric. Evânio Nicoleit na abertura do Conemi

Brasília, 5 de setembro de 2023.

Com uma programação “dinâmica e atual”, nas palavras do presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial – Fenemi, eng. mec. Waldimir Teles Filho, Vitória (ES) sedia de 4 a 6 de setembro, na Faculdade Estácio, o XXIII Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial – Conemi. 

Com patrocínio do Confea, o evento reúne mais de 650 participantes de todo o país e tem como tema “Alternativas energéticas, sustentabilidade e impactos para as gerações futuras”. “É o maior Conemi de todos os tempos, paralelamente contando com a 1ª Fenamec, Feira Nacional da Mecânica, com estandes do Sistema e de empresas da área”, comenta Waldimir, destacando a parceria com a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), o patrocínio do Confea e da Mútua, patrocínio, apoio e promoção do Crea-ES e a coorganização da Associação Espírito-Santanense de Engenheiros Mecânicos (Aesme).

Conselheiros federais Genilson Pavão, Aysson Rosas, Michele Costa, Marcelo Torres e Lucas Carneiro na abertura do Conemi. Ao centro, o presidente em exercício do Confea
Conselheiros federais Genilson Pavão, Aysson Rosas, Michele Costa, Marcelo Torres e Lucas Carneiro na abertura do Conemi. Ao centro, o presidente em exercício do Confea



Em sua abertura, na noite desta segunda-feira (4/9), o Conemi contou com as participações do presidente em exercício, eng. eletric. Evânio Nicoleit, e de cinco conselheiros federais, entre outras lideranças do Sistema, como o presidente em exercício do Crea-ES, eng. mec. Ewandro Petrocchi, o diretor-presidente em exercício da Mútua, eng. civ. Carlos Vilhena; o presidente da SEE, eng. civ. José Maria Cola dos Santos, e ainda o presidente da Confederação Panamericana de Engenharia Mecânica, Elétrica e Afins (Copimera), eng. mec. Jorge Nei Brito e o presidente da Ashrae Capítulo Brasil (Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado), engenheiro Walter Lenzi. 

Ao cumprimentar os conselheiros federais eng. mec. Michele Costa, eng. eletric. eletron. Genílson Pavão, eng. mec. Lucas Carneiro, eng. mec. Ayson Rosas Filho e eng. mec. Marcelo Torres, na abertura do Congresso, o presidente em exercício do Confea pediu licença para saudar ainda os conselheiros regionais pelo estado de Santa Catarina, Ernani Costa e Osni do Amaral Filho. A diretora geral da Mútua-ES, eng. geol. Leila Vilaça, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Jadir Péla e o diretor da Estácio da Universidade Estácio, Anderson Paulo da Cruz, também foram lembrados.
 

Ex-presidente da Fenemi, presidente da Fenemi, presidente em exercício do Confea e presidente da Copimera
Conselheiro regional do Crea-SC, eng. mec. Osni do Amaral Filho; presidente da Fenemi, eng. mec. Waldimir Teles Filho; presidente em exercício Evânio Nicoleit e presidente da Copimera, eng. mec. Jorge Nei Brito


Evânio Nicoleit destacou que a ocasião celebra mais um grande evento para o fortalecimento das profissões, dos profissionais, das instituições de ciência, tecnologia, inovação, das entidades de classe, das empresas, enfim, da engenharia nacional. “É um evento compatível com o avanço tecnológico que a engenharia nos proporciona. Já acompanhamos a primeira Fenamec que vem como mais uma inovação para apresentar produtos e serviços às empresas para a sociedade para todo o ecossistema da engenharia. Portanto, o Conemi se junta a grandes eventos técnicos nacionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, a exemplo do que tivemos recentemente na 78ª Soea, em Gramado (RS).

O presidente em exercício do Confea comentou ainda que grandes temas tratados durante o maior evento do Sistema Confea/Crea encontram respaldo durante o Conemi. “A Soea contou com aproximadamente seis mil profissionais discutindo os mais diversos temas, inclusive da engenharia mecânica e industrial, incluindo a engenharia naval, metalúrgica, aeronáutica, inclusive com alunos de graduação e pós-graduação em cursos interessados nos temas debatidos e que são aprofundados aqui neste espaço, como a qualidade do ar interior, o Plano de Manutenção, Operação e Controle dos Sistemas de Ar Condicionado (PMOC), enfim todas as modalidades da Engenharia Mecânica e Industrial, tão presentes no nosso dia a dia, em torno de assuntos como eficiência e transição energética, inteligência artificial, veículos elétricos, práticas de baixo carbono,  segurança no trânsito, a participação das mulheres na engenharia mecânica e industrial, acompanhando o Programa Mulher, instituído pelo Confea”.  O Confea apoia o evento com patrocínio no valor de R$ 60 mil.

Presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, acompanha minicurso no Conemi
Presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, acompanha minicurso no Conemi



Em sua fala na abertura do XXIII Conemi, o presidente da Fenemi, eng. mec. Waldimir Teles Filho, abordou o tema “Desafio, união e gratidão”, agradecendo os apoios para a realização do evento e destacando a integração de todos.  “A criação da Fenemi foi o primeiro desafio enfrentado com coragem e ousadia pelos nossos ex-presidentes. Temos aqui a presença do Jorge Luís Vargas, que realizou o primeiro Conemi, temos o Jorge Nei Brito, Ivo Hoffman. Esses ex-presidentes tiveram grandes desafios com a gestão da Fenemi. Em 2020, com a gestão do Marco Aurélio Cândia, aconteceu a pandemia e tivemos o desafio de fazer o XX Conemi totalmente virtual. Em 2021, surgiram dois desafios: a realização do XXI, em Belo Horizonte, a a apreciação do meu nome para assumir meu nome na gestão 2022-2023”.

Waldimir emocionou o público ao lembrar que, em maio daquele ano, a história de desafios da Fenemi se entrelaçou à sua própria, ao ser diagnosticado com câncer de pulmão. “Eu tinha nesse momento mais um desafio. Com a união de familiares, amigos e representantes das entidades que compunham a Fenemi, fomos enfrentando de cabeça erguida, os desafios. Já em 2022, assumimos a presidência da Fenemi e com união, apoio e participação de toda a diretoria, iniciamos ações de fortalecimento das nossas entidades filiadas, trabalhamos para a realização do XXII Conemi em São Paulo e buscamos o equilíbrio financeiro da Fenemi. Em 2023, um novo desafio: realizar o maior e melhor Conemi, e XXIII, e a primeira Fenamedi, com apoio total do Crea-ES. E isso já é uma realidade”, disse, enumerando 140 submissões de trabalhos e as mais de 600 inscrições realizadas.
 

Conselheiro federal eng. eletric. Genílson Pavão, engenheira mecânica Ingrid Pires e presidente em exercício do Confea no lançamento do livro da autora
Conselheiro federal eng. eletric. Genílson Pavão, engenheira mecânica Ingrid Brito, assistente do Setor de Patrocínio e Promoção do Confea, Alessandra Porto, e presidente em exercício do Confea no lançamento do livro da autora


Feira, painéis e minicursos
Atuante na Abemec-MG, o presidente da Fenemi considera que para contemplar a realização do maior evento da Engenharia Mecânica e Industrial do país, foi agregada à programação, a realização da I Feira Nacional da Mecânica – Fenamec. “Chegamos a 12 estandes, reunindo Crea-ES, Mútua, Confea, mais nove empresas da área.  Essa é mais uma forma de promover o networking entre os profissionais. Temos colegas que trabalham em diversas áreas e que têm o conhecimento indispensável para ser compartilhado entre todos”, disse.
Waldimir Teles Filho destaca ainda a variedade e a atualidade da programação, em painéis, apresentações presenciais e virtuais de trabalhos e ainda em minicursos englobando temas como inteligência artificial, gestão de ativos e ainda normas técnicas relacionadas à inspeção de segurança veicular de veículos destinados ao transporte escolar entre outros temas, além de resoluções do Confea, como a 1136, que aborda a fiscalização do exercício profissional referente à inspeção técnica de veículos leves e pesados, em tema debatido pelo conselheiro federal Lucas Carneiro, e ainda pelo diretor da Abemec-MG, eng. mec. Daniel Bassoli.



Confira a programação do Conemi 



“São painéis que agregam mais profissionais com a qualidade dos panelistas e contado inclusive com as participações dos conselheiros federais”, diz, informando que durante a manhã do segundo dia do Conemi foram realizadas visitas técnicas à ArcerloMittal Tubarão e à Vale do Rio Doce, com 35 participantes cada. “É um evento muito dinâmico”, ressaltou, atestando a configuração da submissão dos trabalhos e dos minicursos, que envolvem temas como Consumo Energético Setorial Brasileiro e Cases de Mulheres na Engenharia Mecânica e Industrial, este conduzido pela conselheira federal eng. mec. Michele Costa. 

A programação contou ainda com o lançamento do livro de poesia “Sem medo me atrevo”, da engenheira mecânica Ingrid Brito. "A obra é de 2021 e hoje está virando uma profissão, tenho participado de várias feiras literárias em todo o país e agora estou concluindo um livro sobre mulheres na engenharia, a maior parte, da Bahia", diz a engenheira formada pelo Centro Universitário Jorge Amado, em Salvador, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, informando que a próxima obra já conta com a aprovação da Lei Federal de Incentivo à Cultura. "Ainda estou captando apoio das empresas para que ele rode o país todo", diz a escritora, que é secretária Associação de Mulheres da Engenharia, da Agronomia e das Geociências da Bahia (Ameag-BA).

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração de Alessandra Porto (Setor de Patrocínio e Promoção - Sepat)