Cientista e vereadora participam do Programa Mulher

Brasília, 23 de fevereiro de 2024. 

pm_el_mesa.jpg
Mesa do Programa Mulher


Na tarde de quarta-feira (21/2), durante o 13º Encontro de Líderes, o Programa Mulher promoveu um debate com a vereadora Janaína Lima e a cientista Aline Castro, mediado por Rosângela Moreira (Crea-GO). Com uma abordagem mais diversa, inclusiva e plural, as palestrantes compartilharam experiências e interagiram com a plateia.

Aline Castro é fundadora do projeto educacional “Mais que Rampa”, que promove a discussão sobre diversidade, acessibilidade e inclusão em instituições de ensino e empresas de diversos segmentos. Na ocasião, ela compartilhou as adversidades que enfrentou ao ser uma pessoa com deficiência selecionada para o Programa Ciências sem Fronteiras, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “O edital não previa acompanhante e como sou portadora da atrofia muscular progressiva tipo 2 – uma doença degenerativa de origem genética dependo da ajuda de um acompanhante para realizar todas as tarefas diárias”. Após uma mobilização nas redes sociais, Aline conseguiu embarcar para realizar o curso, não sem antes recomendar à Capes uma revisão do edital visando maior inclusão.

pm_el_aline2.jpg
Aline Castro


Residente em Belo Horizonte, conhecida como a capital do boteco, Aline também é idealizadora de um projeto que avalia as condições de acessibilidade dos bares. Se um estabelecimento atende aos requisitos de acessibilidade recebe o certificado AcessiBar.

Educação 
Por sua vez, a vereadora Janaína Lima (MDB-SP) compartilhou sua jornada, oriunda do Capão Redondo, considerado um dos bairros mais perigosos de São Paulo. Apesar da epilepsia e de todas as dificuldades, se tornou advogada, especialista em direito público, com extensão em Liderança Executiva em Primeira Infância em Harvard (EUA) e no Internacional Program for Public Leaders pela Johns Hopkins (EUA). Como vereadora, criou o Marco da Primeira Infância, que propiciou 80 mil vagas em creches. “Foi uma creche que tornou possível minha formação e que garantiu que meus pais pudessem trabalhar, enquanto eu estava me desenvolvendo de maneira segura”, comentou.  
 

pm_el_janaina.jpg
Janaína Lima 


Com uma perspectiva enraizada na experiência como filha de líder comunitária, Janaína Lima acredita no poder da colaboração para efetuar grandes transformações. “As metodologias foram aprimoradas nas universidades, mas a base está nas comunidades. A importância da escuta genuína e o processo de reavaliação das políticas públicas é que vão impulsionar as mudanças necessárias”. Como urbanista social, ela mencionou o exemplo de Medelín, na Colômbia, que conseguiu reverter seu histórico de violência por meio de investimentos em urbanização e políticas sociais. “Os pobres de Medelín são menos pobres que os outros da América Latina. E essa mudança se deu por meio da engenharia. Nos espaços que as pessoas enxergam abandono ou uma região que sofre de enchente, a engenharia sempre tem uma solução”, pontuou.  

Censo 
Durante o Encontro de Líderes, as participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra da ex-conselheira federal Michele Ramos, que apresentou um resumo do Programa Mulher, desde a implantação em 2019 no Confea. Na ocasião, o idealizador do programa, o ex-presidente do Confea Joel Krüger, também rememorou a criação da iniciativa em sua gestão. Por fim, a conselheira Carmem Petraglia anunciou que será realizado o censo da mulher da área tecnológica dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Este censo nos permitirá compreender melhor a representatividade das mulheres em nossas áreas e também nos fornecerá informações valiosas para a criação de políticas e programas que promovam a equidade”, disse Carmem. 
 

pm_geral_el.jpg


Também foram definidos os membros do Comitê Gestor, que incluem além do presidente Marchese, a presidente Vânia Melo, presidente do Crea-MS, representante do Colégio de Presidentes; a coordenadora do Programa Mulher na Paraíba, eng. seg. trab. Kátia Diniz, representante das câmaras especializadas nacionais; a conselheira federal eng. civ. Carmen Petraglia, representante do Plenário; a representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Elaine Silva (Fisenge); e a assessora do Confea eng. civ. Poliana Aparecida de Siqueira Krüger. 

 

Fernanda Pimentel 
Equipe de Comunicação do Confea  
Fotos: Santo Rei Produtora Audiovisual/Confea