Cidades para pessoas é o tema do 5º Seminário de Acessibilidade do Crea-SC

Florianópolis, 12 de setembro de 2018.

“Cidade para pessoas” é o tema principal do 5º Seminário de Acessibilidade do Crea-SC que acontece nesta quarta-feira, 12 de setembro de 2018, no auditório da Celesc, em Florianópolis. O evento é organizado pela Comissão de Acessibilidade do Conselho com o objetivo de disseminar a política de planejamento das cidades, por meio de ações que promovam o desenvolvimento de projetos nas áreas de edificações, mobilidade urbana, planejamento urbano e infraestrutura pública.

"Evento é organizado pela Comissão de Acessibilidade do Crea-SC"


Um dos focos é a produção de equipamentos que atendam a acessibilidade universal, visando à segurança e ao bem-estar da população, além de economicidade na gestão de obras. Palestras, mesas-redondas e debates integram a programação que será composta por três módulos: Acessibilidade Urbana, Acessibilidade em Edificações e Legislação aplicada à Acessibilidade.

"Mesa de abertura"

 
Participaram da abertura o presidente do Crea-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann; o presidente da Celesc, Eng. Civil Cleverson Siewert; a assessora da presidência do Confea, Eng. Claudia Regina Machado, representando o presidente Eng. Civil Joel Kruger; o presidente da Mútua Nacional, Eng. Civil Paulo Roberto Guimarães; o coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-SC, Eng. Civil Daniel Faganello; e o coordenador do Colégio de Entidades Regionais, Eng. Agrim. Valdir Pedro Schneider.
 

Autoridades destacam projetos na área de acessibilidade

 
O presidente do Crea-SC ressaltou que o tema acessibilidade deve ser debatido de forma conjunta com o planejamento das cidades. Disse que o evento propõe o reordenamento do espaço urbano com o foco nas pessoas, sendo que as cidades se desenvolveram em função da logística do transporte, priorizando as malhas viárias. “De forma geral, as administrações têm priorizado os sistemas e infraestruturas de tráfego,” pontuou.

"Presidente do Crea-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann"

Citou a Cartilha de Acessibilidade do Crea-SC e o Termo de Cooperação Técnica com o MPSC, com o objetivo de assegurar o cumprimento das normas de acessibilidade nos passeios e edificações públicas do estado, como ações visando minimizar as dificuldades de acessibilidade.
 
A assessora da presidência do Confea, Eng. Claudia Regina Machado, destacou projetos na área de acessibilidade, entre eles, o desenvolvido em parceria com a Mútua e com a Universidade de Brasília (UnB), cujo foco é a conscientização e mobilização de profissionais e estudantes, além do Convênio com o Tribunal de Contas da União (TCU), visando à fiscalização de obras públicas. A engenheira citou ainda a necessidade do envolvimento das regionais para ações conjuntas de promoção da acessibilidade e disse que é preciso seguir bons exemplos, citando a Cartilha de Acessibilidade do Crea-SC como modelo.

"Assessora da presidência do Confea, Eng. Eletric. Claudia Regina Machado"

 
O presidente da Celesc, Eng. Civil Cleverson Siewert, mencionou os projetos da instituição na área de energia e também na área de acessibilidade, tanto externos, quanto internos, destinado aos colaboradores. Falou da importância do evento e do tema e da parceria com o Crea-SC. “Diariamente somos desafiados a buscar melhorias. Tenho a certeza de que o evento contribui com este objetivo. Sairemos daqui pessoas melhores.”
 
O presidente da Mútua Nacional, Paulo Roberto Guimarães, reforçou a parceria da Mútua com o Crea-SC para a promoção de eventos sobre temas importantes para a sociedade que instiguem o debate e tragam soluções para os impasses. Mencionou os projetos e eventos realizados pela Caixa de Assistência na área de acessibilidade.
 
Participam do evento cerca de 150 pessoas entre profissionais e estudantes da área, além de colaboradores e palestrantes dos órgãos e instituições parcerias, entre eles: Ministério Público de Santa Catarina; Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis; Governo do Estado; Federação Catarinense dos Municípios; Corpo de Bombeiros; Assembleia Legislativa; OAB; Prefeitura de Florianópolis; e outros.

O Seminário é destinado aos profissionais do Sistema Confea/Crea, aos demais conselhos relacionados às áreas de acessibilidade, edificações, mobilidade urbana, planejamento urbano e infraestrutura pública, estudantes e público geral. Também foram convidadas as entidades parceiras do Projeto Santa Catarina Acessível, que por meio de termo de cooperação técnica propõe um grande pacto pela promoção da acessibilidade nos espaços públicos e privados de uso coletivo no estado.

Fonte: Crea-SC