Brasília, 22 de fevereiro de 2017.
A Controladoria Geral da União (CGU) apresentou aos participantes do VI Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, na manhã desta quarta (22), as orientações encaminhadas no relatório de uma auditoria desenvolvida junto ao Sistema, no período de 2015 a 2016.
Logo após explanação do vice-presidente do Confea, conselheiro Daniel Salati, que fez um resumo do relatório de auditoria da CGU, o coordenador geral de Auditorias de Obras, eng. civ. Fábio Santana da Silva, e o coordenador substituto, eng. civ. Silvestre Henrique Cerejo, responderam aos questionamentos dos presidentes de Creas presentes. O debate se estendeu ainda por toda a tarde, desta vez com a participação dos coordenadores nacionais e regionais de câmaras especializadas.
Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), Certidões de Acervos Técnicos (CATs), penalidades em processos éticos, papel da engenharia na administração pública e a importância do Livro de Ordem foram alguns dos temas debatidos.
“Queremos deixar a reflexão da importância de ter mais eficiência, mais eficácia e de comunicar esse movimento de forma mais eficaz para a sociedade. Todo esse nosso trabalho foi feito por e para a Engenharia”, sugeriu Fábio Santana. “Em um momento em que o Estado é questionado pelos seus custos é preciso mitigar essas questões”, acrescentou.
A apresentação foi acompanhada atentamente por um público formado por profissionais, coordenadores e outras lideranças, como os presidentes de Creas dos estados de Pernambuco, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Acre, Alagoas, Ceará, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, Amazonas e Espírito Santo.