CDER reafirma compromisso com avanço das entidades do Sistema

Brasília, 15 de dezembro de 2023.

Os coordenadores do Colégio de Entidades de Classe Regionais (CDER) do Sistema Confea/Crea e Mútua realizaram a 4ª reunião anual no dia 12 de dezembro. Durante o encontro online que marcou o fechamento do ano, foram discutidos os resultados alcançados em 2023 e o planejamento para o próximo ano. O diálogo reafirmou ainda o compromisso do CDER com o avanço e o aprimoramento contínuo das entidades regionais para que se tenha uma atuação cada vez mais efetiva e alinhada às necessidades do setor.

O coordenador nacional, Leo Azeredo, iniciou a reunião apresentando os principais feitos do CDER no ano, com destaque para o 1º Encontro Nacional de Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea e Mútua (ENEC), promovido em São Paulo, e a elaboração do Manual de Gestão de Entidades. Já o coordenador adjunto, Filipe Machado, apresentou informações sobre o 1º Censo das Entidades, revelando a identificação de 670 instituições homologadas com cadeira nos plenários dos Creas em 2023.

Ao longo da agenda, os coordenadores de entidades regionais puderam compartilhar aprendizados e melhorias implementadas, além de ações como elaboração de cartilhas e realização de encontros, atualização da Resolução 1070/2015 e do PL 617/2019, definição de estratégias para manutenção do ENEC, e incentivo aos Creas para a criação de mais CDERs.

Planejamento
Planos para 2024 foram delineados com foco em desafios e nos próximos passos para o CDER. Destaque para a promoção do 2º ENEC, o fortalecimento da criação de mais CDERs nas áreas regionais, a padronização de cursos e modelos e o aprimoramento do regulamento do CDER-Nacional.

Diversos coordenadores destacaram a parceria do gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, eng. amb. Renato Muzzolon. Também ressaltaram o suporte para continuidade e fortalecimento do colegiado tanto do atual presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, quanto pelo presidente eleito, eng. telecom. Vinicius Marchese.

Em 2023, participaram do CDER-Nacional: eng. eletric. Valter Leandro (CDER-AL); eng. minas Ageu Borges (CDER-BA); eng. pesca alim. Diogo Lustosa (CDER-CE); eng. civ. seg. trab. Ana Paula de Sá Gonçalves (CDER-MG); eng. eletric. Ricardo Accioly (CDER-PA); eng. ftal. José Roberto (CDER-PE); eng. civ. Tércio Queiroz Filho (CDER-RJ); eng. civ. João Luciano Dantas de Faria (CDER-RN); eng. civ. e seg. trab. Alex Gobbato (CDER-RS); e eng. agr. Leandro Galindo (CDER-SP). A coordenação foi do eng. civ. Léo Azeredo (titular) e eng. civ. seg. trab. Filipe Machado (adjunto).

Equipe de Comunicação do Confea