Cartilha Mineração

Os recursos minerais têm uma importância significativa para a sociedade de tal forma que as fases da evolução da humanidade são divididas em função dos tipos de minerais utilizados: idades da pedra, do bronze, do ferro etc. A mineração é reconhecida internacionalmente como atividade alavancadora do desenvolvimento, tendo grande participação no desenvolvimento econômico de
muitas das principais nações do mundo.

Os recursos minerais estão entre os recursos naturais mais importantes do Planeta, capazes de ditar o desenvolvimento econômico e industrial de um país, pois fornecem matérias-primas para os setores primário, secundário e terciário da economia. Os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua que integram diretamente a área da mineração são o Engenheiro de Minas, o Geólogo e o Engenheiro Geólogo.

Os minerais estendem a versatilidade das habilidades humanas por meio de maquinários e ferramentas, permitindo a produção de diversas manufaturas em larga escala dentro de um curto período de tempo. Quanto mais desenvolvido um país, maior o seu consumo de substâncias minerais. O consumo total de substâncias minerais indica o nível do padrão de vida da população. O consumo per capita de produto de origem mineral é de cerca de 10 toneladas por ano, abrangendo 350 espécies minerais distintas.

O uso dos minerais é tão antigo quanto a própria civilização, suprindo, direta ou indiretamente, nossas necessidades básicas: de comida, roupas, abrigo e energia; para a humanidade. As substâncias minerais têm impacto indireto na produtividade do suprimento de comida. Com o crescimento da população e o consequente aumento da demanda por alimentos, os solos limitados e desgastados são recuperados para atender ao consumo por meio do uso de fertilizantes, pesticidas, maquinários agrícolas e
combustíveis, todos estes basicamente produtos minerais.

Uma grande variedade de minerais é necessária para produzir benfeitorias como maquinários, navios, automóveis, ferrovias, computadores, smartphones, medicamentos, estradas, portos, aeroportos etc., que permitem o avanço da modernização e a melhoria na qualidade de vida da sociedade.

Acesse a cartilha