Carnaval: agentes fiscais de olho na folia

São Paulo, 10 de março de 2011

Visando garantir a segurança dos foliões que participaram do Carnaval deste ano, o CREA SP, através da sua equipe de agentes, fiscalizou o Sambódromo e as Escolas de Samba.

No CREA SP, o carnaval 2011 começou mais cedo: Nossos Agentes já estão percorrendo os barracões das Escolas de Samba, conversando e orientando com os responsáveis, de olho na folia e em defesa da sociedade.

O tempo fechado não impediu os nossos agentes de fiscalizarem todos os detalhes do Sambódromo.

Uma equipe cuidou da "passarela do samba" em São Paulo enquanto outra equipe visitava as Escolas de Samba, que estão finalizando os seus carros alegóricos para o desfile.

Já foram visitadas as seguintes escolas:

  • Escola de Samba Mancha Verde
  • Escola de Samba Vai-Vai
  • Escola de Samba Gaviões da Fiel
  • Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco

Na visita às Escolas e ao Sambódromo, nossos agentes, num primeiro momento, conversam com os responsáveis e orientam sobre a necessidade de ter um Profissional Legalmente Habilitado que possa responder pelas montagens, por exemplo, dos carros alegóricos.

Esse procedimento faz parte da nova política implementada pelo Presidente do CREA SP, Engenheiro Civil José Tadeu da Silva para a fiscalização. "Nossos fiscais passaram por um exaustivo treinamento e são agora Agentes. Eles orientam, mostram o caminho, explicam a importância e a necessidade de que todo projeto, toda obra, tenha sempre um responsável legalmente habilitado pelo Conselho. Ao agir dessa maneira, o CREA SP está buscando garantir a segurança da sociedade", explica o Presidente do Conselho.

Completando duas décadas de existência, o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, popularmente conhecido como Sambódromo do Anhembi, é um projeto do Arquiteto Oscar Niemeyer. A pista tem 530 metros de comprimento por 14 m de largura; uma área total de 30 mil m², capacidade para 30 mil pessoas (arquibancadas e camarotes), 580 unidades de sanitários e 103 camarotes. O Sambódromo dispõe  de redes de distribuição de água, esgoto, energia elétrica e telefonia.

As obras no Sambódromo estão adiantadas e se não houverem imprevistos, tudo estará concluído em tempo para os dias de folia e desfile das Escolas de Samba. Por isso os Agentes do CREA SP visitaram não apenas o local do desfile mas os barracões das Escolas de Samba, conversaram e entregaram documentos aos responsáveis alertando para a necessidade do profissional responsável.

Carros Alegóricos devem passar por vistoria
Os agentes do CREA SP explicaram aos diretores das Escolas que os carros alegóricos a serem utilizados no desfile deste ano, terão que passar por uma rigorosa vistoria para a emissão do respectivo laudo técnico com o devido registro da anotação de responsabilidade técnica – ART, visando a segurança dos participantes dos eventos carnavalescos. Isso só poderá ser feito por profissional legalmente habilitado pelo Conselho.

Os organizadores e responsáveis pelas Escolas de Samba também foram orientados pelos nossos agentes que, se as medidas não forem observadas, poderá ensejar em que a responsabilidade civil e penal, na eventualidade de sinistro envolvendo a integridade física e/ou material dos participantes dos eventos carnavalescos, seja imputada única e exclusivamente ao dirigente da Escola.

Fonte: Crea-SP