Campanha institucional do Crea-RN valoriza ações do regional

Divulgada em toda a Região Metropolitana de Natal, campanha institucional do Crea-RN conta com apoio do Confea por meio do Prodacom
Divulgada em toda a Região Metropolitana de Natal, campanha institucional do Crea-RN conta com apoio do Confea por meio do Prodacom

Brasília, 25 de janeiro de 2023.

Mostrar para a sociedade potiguar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da engenharia, agronomia, geociências e tecnólogos do Rio Grande do Norte. Com esse objetivo, a nova campanha institucional do regional, desenvolvida após uma série de ações conduzidas pelo conselho, vem ganhando boa repercussão em toda a região, desde o início da semana. “A campanha é uma consequência dessa ação que estamos fazendo junto à sociedade potiguar. Por isso, o tema é ‘Trabalho que impulsiona o desenvolvimento do RN’, apresentando  profissionais de diversas modalidades para mostrar a nossa cara”, diz a presidente do regional, eng. civ. Ana Adalgisa. O recurso de R$ 487 mil veio através do Confea, por meio do Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Comunicação – Prodacom.

Para o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, a comunicação tem um papel fundamental para mostrar à sociedade a importância do trabalho realizado por nossos profissionais. "Desta vez, a campanha do Crea-RN foi muito criativa, contando com a participação dos próprios profissionais potiguares, o que contribui ainda mais para a identificação entre eles e a sociedade", considera.

Presidente Joel Krüger destaca o papel inovador da campanha do Crea-RN
Presidente Joel Krüger destaca o papel inovador da campanha do Crea-RN


São diversas peças, espalhadas pela região metropolitana de Natal em backbus (mídia instalada em ônibus), MUBs (totens de rua) e  empena (painel publicitário instalado em prédios), pelas mídias tradicionais (rádio, TV) e pelas redes sociais. Segundo a presidente do regional, que participa da iniciativa pela terceira vez já em seu segundo mandato, a adesão ao Programa possibilita amplas vantagens para o regional. “É um ganha-ganha, porque o Confea também é beneficiado por essa visibilidade positiva. Então, ele entra com recursos e nós recebemos um benefício muito maior do que o tempo que a gente dispende para elaborar o projeto e prestar contas”, comenta.

Hoje, a campanha institucional do Crea-RN vem tendo uma repercussão muito boa entre regionais do Nordeste, que vêm consultando o regional para apresentar propostas ao Prodacom, segundo a gerente de Comunicação e Eventos do regional, Anelly Medeiros. 

“Desde 2018, que contamos com a parceria do Confea para mostrar o trabalho dos profissionais da região. Mostrando como a Engenharia tem essa interlocução com as potencialidades do estado. Então, a gente sempre promoveu a divulgação muito voltada para o nosso estado”, ressalta a presidente Ana Adalgisa.

Cara da gente
Na campanha desse ano, acrescenta Ana Adalgisa, a estratégia foi a de usar profissionais reais, mostrando a importância do trabalho deles para desenvolver o Rio Grande do Norte. “No ano passado, discutimos bastante os rumos da engenharia e uma agenda de desenvolvimento para o Estado com os profissionais no CEP/RN (Congresso Estadual de Profissionais do Rio Grande do Norte), preparatório para o Congresso Nacional de Profissionais, realizado em Goiânia, de 6 a 8 de outubro do ano passado). Mapeamos as regiões, ouvimos os profissionais em suas áreas de atuação, buscando identificar quais as ações governamentais para o estado se desenvolver através da gente”, diz.

Presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa
Presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa


Foram evidenciados, por exemplo, na região do Seridó, seu grande potencial de produção de alimentos, com a atuação da Engenharia de Alimentos e da Agronomia, e, em Mossoró, a exploração de petróleo. “Entregamos essa agenda para todos os candidatos ao governo e ao Senado, apresentamos à bancada federal que estava estabelecendo prioridades de emendas para 2023. E agora vamos apresentar para todos os eleitos. Portanto, essa campanha institucional, não é só de valorização profissional, mas mostrar o que plantamos desde o ano passado”, ressalta a presidente.

Campanha do Crea-RN ocupa mídias tradicionais, de rua e redes sociais
Campanha do Crea-RN ocupa mídias tradicionais, de rua e redes sociais

Com 18 mil profissionais registrados, o Regional potiguar vem desenvolvendo também ações nas universidades “para aumentar o número de profissionais que saem da universidade e peçam o seu registro”, oferecendo descontos. “Isso faz com que a gente aumente a nossa renovação de profissionais”. 

Ainda segundo Ana Adalgisa, “as campanhas do regional estão recebendo uma repercussão muito boa dos profissionais. Quando a gente foi o primeiro estado a lançar a nossa carteira digital, em março, fizemos uma campanha muito forte. Aí teve uma profissional que disse que queria participar e agora está na campanha. Mostrando a cara do profissional. Essa campanha coroa isso aí. A gente está começando agora, mas essa proposta já rodou muito entre os profissionais e a sociedade”.
 

Importância da comunicação
Após participar do Conselho de Comunicação e Marketing do Confea durante três anos, a presidente do Crea-RN considera que “a experiência foi muito interessante”, logo que assumiu seu primeiro mandato, em 2018. “Sempre criticava a comunicação do Sistema porque somos um grande conselho, porém não nos posicionávamos, não nos comunicávamos bem. O presidente Joel Krüger teve essa visão de colocar o Confea para fora, e eu queria colocar o Crea-RN para fora também. Sempre que posso, participo de reuniões sobre esse tema. Precisamos ter um diálogo com os profissionais, eles têm que perceber a nossa importância. Aqui no Rio Grande do Norte, essa percepção aumentou bastante. Temos participado de discussões em audiências públicas.  A agenda do ano passado nos deu uma exposição muito grande. Somos chamados a contribuir em vários temas. Em 2021, o plano de obras do governo foi lançado no Crea”, enfatiza.

Em relação à importância da integração com as campanhas desenvolvidas diretamente pelo Confea, a presidente Ana Adalgisa considera que sempre defendeu, como representante do Colégio de Presidentes no CCM, que o Sistema utilizasse uma linguagem única em sua comunicação. “Todas as peças têm as marcas dos três, Confea, Crea e Mútua, com exceção do Prodacom. Outra coisa é a gente pegar a comunicação com racionalidade. Se o Confea está investindo em determinada mídia, tenho que complementar. A campanha nacional se complementa com a local. A gente sempre tenta ver o que está previsto para ir colocando. As mídias que o Confea faz a gente não investe. O que não significa que quando tem uma data importante, como o Dia do Engenheiro, a gente não siga o padrão nacional”, ressalta.
 

Valorização das profissões foi embasada na ação do Crea-RN
Valorização das profissões foi embasada na ação do Crea-RN

Repercussão positiva
Para a gerente de Comunicação e Eventos do Crea-RN, jornalista Anelly Medeiros, o fato de a campanha aprovada pelo Prodacom reunir profissionais da Engenharia Civil, da Engenharia de Segurança do Trabalho, da Engenharia Elétrica, da Geografia, da Tecnologia e da Agronomia, representando os demais profissionais, tem sido o principal diferencial para a repercussão positiva da campanha. “Os profissionais estão se enxergando nessa campanha. Os personagens são profissionais reais e isso repercutiu muito bem. O Confea acredita no trabalho desenvolvido pelo Crea-RN e vê a importância de apostar na comunicação regional e o Prodacom chega para viabilizar essas campanhas”, afirma.

Ela descreve que toda a campanha foi desenvolvida por uma agência local. “É uma exigência do Prodacom”, diz. “A repercussão é muito grande. Os colegas de vários Creas que não participam estão se organizando para aderir do programa.  Nós informamos a necessidade de seguir todos os trâmites, como manda a regulamentação. Desde que a gente aderiu, o resultado vem sendo muito positivo. A marca Crea-RN está mais fortalecida perante os profissionais e a sociedade. Isso também graças ao trabalho da presidente Ana Adalgisa que aposta na comunicação como meio de difundir e fortalecer cada vez mais o Conselho no estado”, acrescenta.

Especialista em mídias digitais, Anelly Medeiros comenta ainda que o Programa é bem amplo e contempla vários meios de comunicação. “O objetivo é fazer este ano mais sete campanhas mostrando os nossos profissionais em ação. É a terceira vez que conseguimos reforçar a comunicação local com recursos do Prodacom”, diz, informando que a campanha já está no ar em várias plataformas.

“A parceria do Confea com os Creas é muito importante, é como conseguimos aumentar ainda mais a nossa divulgação perante a sociedade potiguar para que ela entenda o papel dos nossos profissionais. Sem o Confea ficaria muito difícil fazer uma campanha desse nível, englobando mídias como ‘backbus’, empena, ‘mub’, painel de led, tela de elevador, spot de rádio e televisão”, comenta, informando que a campanha terá a duração de um mês.

“Consegui aprovar oito campanhas em 2023 por meio do Prodacom, a cada mês, praticamente, vamos ter uma campanha diferente. Além disso, temos o Momento Crea, a ser exibido uma vez por mês, no SBT local, mostrando o que os nossos profissionais fazem. O primeiro episódio será dia 6 de fevereiro com o mote ‘O trabalho que impulsiona o desenvolvimento do Estado’. Nos próximos, a gente vai abordar as novidades na Agronomia, fiscalização e Geociências, fazendo recortes, apontando que onde tem Crea tem credibilidade e mostrando elementos sobre o impacto da atuação do Crea-RN na economia potiguar, como a exportação de melão e outras frutas tropicais”, considera a jornalista.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea