Brasil sedia dabate sobre biodiversidade

Brasília, 13 de março de 2006
  
Dois eventos promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) reunindo cientistas, diplomatas e ambientalistas estão sendo realizados, este mês, em Curitiba: a 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartegena (MPO3), que começa hoje e se estende até o dia 17, e a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8) a ser realizada de 20 a 31.
 
Os temas que serão discutidos durante a MPO 3 são voltados para a biodiversidade e organismos geneticamente modificados, mais conhecidos como transgênicos. Este é o maior evento ambiental no país desde a Rio-92.
 
A sutil terminologia nos rótulos dos produtos de “contém” ou apenas “pode conter” organismos modificados também será discutido, por aparentar uma simples questão inofensiva mexe com a estrutura econômica, porque implica em uma série de custos adicionais para segregação, rastreamento e identificação de produtos transgênicos ou não.
 
Na COP 8 o grande debate está em torno de um regimento internacional que regulamenta o cesso aos recursos genéticos da biodiversidade e a repartição dos benefícios provenientes desse acesso.
 
Matéria publicada no jornal Estado de São Paulo, nesta segunda-feira, lembra que o tema é de especial interesse para o Brasil devido a sua gigantesca biodiversidade e ao interesse dos cientistas brasileiros e estrangeiros de prospectar essa riqueza biológica em busca de moléculas com potencial farmacêutico e outras aplicações industriais.

Bety Rita Ramos
Da equipe da ACOM