Associação promove Semana das Engenharias em Santo Antônio da Platina

 

Brasília, 6 de março de 2023.

Em comemoração aos seus 33 anos de atividades, a Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Apla), promove, de 22 a 24 de março, em Santo Antônio da Platina (PR), a Semana das Engenharias. Com o objetivo de “integrar profissionais acadêmicos das mais diferentes áreas das engenharias, permitindo a disseminação de conhecimento técnico-científico, discutindo assuntos atuais, de interesse dos profissionais e visando demonstrar à sociedade a importância das engenharias no desenvolvimento brasileiro”, o evento conta com patrocínio do Confea, por meio de locação de estande e divulgação da marca, no valor de R$ 30 mil.


Segundo o presidente da entidade, engenheiro de segurança do trabalho Fernando Ribeiro dos Santos, a Apla reúne 150 associados de Santo Antônio e ainda de municípios vizinhos do Norte Pioneiro: Joaquim Távora, Catiguara, Guapirama e Jundiaí do Sul. “As principais demandas são na parte civil. Muitos associados procuram usufruir de serviços de plotagem, encadernação e plastificação”, diz.

Presidente da Apla, eng. seg. trab. Fernando Ribeiro dos Santos
Presidente da Apla, eng. seg. trab. Fernando Ribeiro 


As iniciativas buscam reduzir o impacto da ausência de repasse dos recursos das ARTs, determinada nos últimos anos. “Antigamente, a gente tinha o repasse das ARTs. Depois que esse recurso da ART não chegou mais, a entidade vai mal das pernas, não consegue fazer nada. Sem esse patrocínio, a gente não consegue ter essa visibilidade. Sem o Confea, muitos projetos bons não teriam recursos próprios para a gente desenvolver isso”, diz Fernando, lembrando que no ano passado a entidade também foi contemplada com o apoio do Confea para realizar a Efapi Expo.

Com o município e com o Crea-PR, a Apla também tem desenvolvido parceria por meio do Programa Casa Fácil, do Governo do Paraná, envolvendo projetos de construção e de regularização. “Desde 2021, temos a proposta de resgatar os profissionais que não têm mais dado a sua participação à entidade. Em agosto do ano passado, fizemos a Exposição Feira Agropecuária Industrial (Efapi Expo) e vimos que o pessoal queria participar, reunimos cerca de 50 profissionais. Começamos a ser vistos”. 

A abrangência da representatividade da entidade em municípios vizinhos é destacada por Fernando Ribeiro, ao ressaltar a importância de promover também parcerias para atrair mais profissionais. “A gente passava despercebido. Mas agora temos conseguido mostrar mais a nossa entidade. Fizemos também uma parceria com o Sindicato Rural da cidade para cursos para associados e a população, principalmente agricultores”, considera.

Equipe de Comunicação do Confea