Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e das Geociências é fundada na Bahia

Salvador (BA), 4 de agosto de 2023.

A Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e das Geociências da Bahia (Ameag) foi criada após a mobilização e união de mais 14 profissionais mulheres engenheiras, agrônomas e geocientistas vinculadas ao Sistema Confea/Crea pela urbanista Juliana Franca Paes, que se tornou presidente da entidade.

A entidade de classe tem por finalidade defender os interesses, integrar e promover a participação das mulheres profissionais no Estado da Bahia, a fim de alcançar maior participação na vida da sociedade, na construção de políticas públicas relacionadas às áreas de atuação profissional e dentro do Sistema. Além disso, a nova instituição é considerada um importante marco para promoção de maior visibilidade das profissionais mulheres dentro de um campo de atuação em que a participação feminina ainda é muito pequena, como é o caso das Engenharias, Agronomia e das Geociências.

Durante a assembleia de fundação da Ameag Bahia, foi aprovado por unanimidade o estatuto e a chapa única apresentada que compõe a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, totalizando 12 membros. A conselheira federal e representante do Comitê Gestor do Programa Mulher eng. mec. Michele Costa (2ª à dir. na foto abaixo) integra a recente associação. “É fundamental valorizar o papel da mulher profissional e dar voz a elas para que suas competências e potenciais sejam evidenciadas”, comenta a conselheira.

A assembleia contou com a presença de 17 participantes, entre eles o assessor jurídico do Crea-BA, João Vitor Ribeiro Guimarães, que acompanhou, legitimando todos os procedimentos de fundação da associação.

“Como urbanista, ser fundadora e presidente de uma associação de mulheres profissionais que atuam nas Engenharias, Agronomia e Geociências em toda Bahia, representa uma grande conquista para mim, é uma honra e ao mesmo tempo uma missão de grande responsabilidade. Como urbanista, ter me destacado como profissional que sou e conseguido liderar todo esse processo, num sistema profissional que é enorme, quase 75 mil profissionais na Bahia e tradicionalmente voltado para as Engenharias, é um grande feito. Trago comigo a responsabilidade em não promover sexismos, muito pelo contrário! Não existe entre nós nenhuma ideia de mulheres contra qualquer outro gênero. Somos uma associação de profissionais mulheres que têm a capacidade de se organizar, se destacar pela competência profissional e, com isso, contribuir para romper barreiras e preconceitos para construção de uma sociedade com mais igualdade de oportunidades independente de questões de gênero,” afirma a urb. Juliana Paes, presidente da Ameag-BA.


Confira a lista completa das participantes do evento:

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Urbanista Juliana Paes (Camaçari)
Vice-Presidente: Eng. Minas Camila Reis (Brumado)
Secretária: Eng. Mecânica Ingrid Brito (Candeias)
Segunda-Secretária: Eng. Ambiental Ana Fogaça (St. Maria da Vitória)
Tesoureira: Eng. Florestal Luiza Sampaio (Teixeira de Freitas)
Segunda-Tesoureira: Urbanista Sueli Barreto (Simões Filho)

CONSELHO FISCAL
1º Membro: Eng. Agrônoma Jaqueline Ayres (Irecê)
2º Membro: Geografa Silla Meneses (Salvador)
3º Membro: Eng. Civil Juliana Silva (St. Maria da Vitória)
1º Suplente: Geografa Iana Cedraz (Camaçari)
2º Suplente: Eng. Mecânica Michele Costa (Salvador)
3º Suplente: Eng. Mecânica Camila Sousa (Salvador)
 

Assessoria de Comunicação do Crea-BA, com acréscimos de informações do Confea
Jornalista responsável: Paula Cintra Telles
Foto Divulgação: Ueslei Souza