ASMEST comemora 25 anos

Sexta-feira, 8 de abril de 2011

No Brasil, a origem da Engenharia de Segurança do Trabalho está iretamente relacionada ao crescimento da industrialização. A medida em que aumentava o número de acidentes, surgia a necessidade de um estudo aprofundado de suas causas, e assim, a possibilidade de desenvolver métodos para se evitar acidentes. É neste momento que surge a demanda pelo profissional que atuasse na nova área com o título de Engenheiro de Segurança do Trabalho, já que havia se tornado imprescindível a formação de um profissional que conhecesse os processos produtivos e pudesse orientar ações efetivas na prevenção dos acidentes em locais de trabalho.

O objetivo primordial das ações do engenheiro de segurança do trabalho é garantir a integridade física dos trabalhadores. Para isso, o profissional que atua na área tem de conhecer profundamente os fatores que podem afetar a integridade física dos trabalhadores dentro e também fora do local de trabalho. Esses profissionais são profundos conhecedores dos elementos construtivos e produtivos que estão presentes nos ambientes de trabalho dos trabalhadores, em que, inteirados do processo produtivo, identificam as inadequações e inconformidades que podem gerar riscos.

Em Mato Grosso do Sul, a história da Engenharia de Segurança do Trabalho caminha ao lado da história da Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia e Segurança do Trabalho (ASMEST), que em 6 de fevereiro deste ano completou 25 anos.

O presidente da ASMEST, engenheiro de segurança do trabalho Elizeu José Scariot, relata que a associação foi criada para suprir uma necessidade da sociedade. “Em 1972, no Brasil, os acidentes eram tantos, que as pessoas entenderam que era necessário desenvolver alguma ação. Foi quando surgiram os profissionais que deveriam atuar na prevenção dos acidentes e doenças do trabalho”. Segundo ele, desde a sua criação, em 1986, a preocupação da ASMEST é desenvolver e incentivar ações voltadas ao planejamento e controle de riscos de maneira que os profissionais possam  colaborar com a redução de índices de acidente e suas consequências.

Segundo Scariot, a ASMEST também tem o papel de divulgar para a sociedade a importância do engenheiro de segurança do trabalho no âmbito das empresas, valorizando o papel destes profissionais que por suas ações podem prevenir acidentes e doenças que trazem custos e consequências incalculáveis para as empresas que deixam de investir em segurança, saúde e qualidade de vida a seus trabalhadores. Para ele, “a cada dia o mercado de trabalho se torna mais competitivo, valorizando os profissionais assistidos pela entidade”.

Em seu segundo mandato, Scariot aponta conquistas da ASMEST, como o reconhecimento da entidade nacionalmente. “A ASMET tem ocupado cargos na Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), que, atualmente, é presidida pela engenheira civil e de segurança do trabalho de MS, Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite, o que mantém a sede da entidade nacional no Estado nesta gestão”. Ele registra, ainda, a realização do 9º CONEST (Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho) em 2006, na cidade de Campo Grande/MS: “isso mostra a confiança que os profissionais da área do Brasil têm em relação a Mato Grosso do Sul”, afirma, relembrando as inúmeras vitórias obtidas ao longo dos 25 anos de existência da ASMEST.

Ascom Crea-MS