Engenheiro civil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2000
Nascimento: Picos (PI), 13/06/1973
Falecimento: Teresina (PI), 15/10/2020
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI)
Antônio Araújo dos Martírios Moura Fé não era apenas talentoso em cálculos; ele era movido por uma determinação inabalável em agregar e fortalecer o coletivo. Esse entusiasmo o impulsionou a conduzir a organização de engenheiros de Picos, sua cidade natal, e da região do Piauí, fortalecendo assim a representatividade da categoria junto aos conselhos estadual e federal.
O traço marcante de liderança se destacava em Antônio Moura Fé já no vestibular. Empenhado nos estudos, alcançou o primeiro lugar na Engenharia Civil no Rio de Janeiro. Seis meses depois, conseguiu transferência para a Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde se formou em 2000. No meio acadêmico, era conhecido pelo envolvimento participativo. Não se limitava à sala de aula, mas integrava atividades extracurriculares, incluindo clube de engenharia, jogos e eventos. Com essa presença contagiante, ele fortalecia os laços da comunidade estudantil.
Logo após a formatura, iniciou carreira com um propósito claro: contribuir para o desenvolvimento de seu estado natal. Prestou serviço como engenheiro em construtoras de destaque em Picos e na Empresa Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), atuando nas cidades de Teresina e Parnaíba. Com experiência acumulada, decidiu fundar a própria construtora, a AMF Engenharia, que hoje conta com 18 anos de existência, testemunhando a persistência e habilidade técnica de Antônio Moura Fé como empreendedor no ramo da construção civil, um sonho nutrido desde a infância. A paixão por grandes obras e o desejo de contribuir para construção de habitações fizeram dele uma figura admirada entre os familiares, tendo inclusive inspirado a nova geração a seguir trajetória na Engenharia.
O compromisso com as pessoas da comunidade ficou registrado no projeto do altar do Santíssimo Sacramento da Igreja São José, em Picos, entre outras iniciativas filantrópicas. Essa dimensão humanitária de seu trabalho evidenciava o comprometimento tanto com a excelência técnica quanto com o bem-estar ao seu redor. Foi nessa jornada de confiança e altruísmo que ele conquistou assento no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI). Ele acreditava firmemente na união da categoria, buscando fortalecer o Crea para benefício dos profissionais e da sociedade em geral, tornando a instituição cada vez maior e melhor.
Tendo na bagagem a vivência na inspetoria e na presidência da Associação Profissional dos Engenheiros da Região de Picos, Toinho Moura Fé, como era conhecido pelos mais próximos no interior, chegou ao Crea decidido a ampliar a representação do município no âmbito regional. No primeiro mandato de conselheiro, entre 2017 e 2019, engajou-se em interagir tanto com os profissionais mais experientes quanto com os recém-formados. Dialogava também com os universitários, incentivando-os a conhecer e valorizar o Sistema Confea/Crea. O público feminino foi igualmente agregado às entidades de classe. Como resultado desse esforço, o número de representantes da microrregião de Picos eleitos para o plenário do Crea-PI aumentou de um para cinco, na sua época. Atualmente, a cidade ainda colhe frutos desse empenho, sendo representada por dez conselheiros, quase um terço do pleno regional.
O discurso conciso, o perfil agregador e a alegria contagiante foram os atributos que levaram Toinho Moura Fé a ser eleito novamente para o cargo de conselheiro, além de ter sido escolhido pelos pares como vice-presidente do Crea-PI em janeiro de 2020. Dois meses depois, assumiu a presidência interinamente, devido ao afastamento do presidente Ulisses Filho para a reeleição. Foram sete meses marcantes que se somaram aos mais de 20 anos de dedicação e atuação, nos quais Toinho Moura Fé conquistou respeito dos profissionais, como contrapartida da seriedade e generosidade nas ações. A atuação resoluta e a lealdade à Engenharia se tornaram pilares expressivos de sua reputação e legado na área.
Trajetória profissional
Fundou a empresa AMF Engenharia (2005); Prestador de serviço de Engenharia na Empresa Águas e Esgotos do Piauí – Agespisa (2006-2008); Engenheiro Destaque do Ano em Picos – PI (2005; 2006; 2008); Inspetor-secretário (2009-2011) e inspetor-chefe em Picos – PI (2015-2016); Diretor da Associação Profissional dos Engenheiros da Região de Picos – Aspenp (2015-2016); Prêmio Marcas Vitoriosas (2016; 2017; 2018); Conselheiro do Crea-PI (2017-2019 e 2020); Primeiro vice-presidente (2020) e presidente do Crea-PI (2020).